> TABOCAS NOTICIAS : Ministro do STF mantém suspensa lei paulistana que proíbe venda de sacolas plásticas

domingo, 27 de maio de 2012

Ministro do STF mantém suspensa lei paulistana que proíbe venda de sacolas plásticas

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), manteve os efeitos da suspensão da Lei paulistana 15.374/01, que proíbe a distribuição gratuita ou venda de sacolas plásticas aos consumidores dos estabelecimentos comerciais na cidade de São Paulo. O ministro negou pedido de medida liminar, feito pela Câmara Municipal de São Paulo para suspender uma liminar proferida pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) que suspendeu a eficácia da lei das sacolas plásticas.
O Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de São Paulo ajuizou no TJ-SP uma Adin (ação direta de inconstitucionalidade) questionando a validade dessa norma paulistana, porque extrapola a competência legislativa municipal, uma vez que a lei regulamenta matéria sobre proteção ao meio ambiente. O TJ-SP suspendeu a norma em junho de 2011.
O ministro Ricardo Lewandowski decidiu indeferir o pedido de medida liminar feito pela Câmara Municipal de São Paulo. Ele observou que os autores da ação “sequer discorreram, na petição inicial, sobre o dano irreparável a que estariam, efetivamente, sujeitos”.
O relator também não identificou qualquer situação de perigo na demora que justificasse a suspensão do ato questionado. Isso porque, conforme o ministro, ainda que não restabelecida a vigência da Lei municipal 15.374/11, há um TAC [Termo de Ajustamento de Conduta], assinado no Ministério Público estadual, proibindo a utilização de sacolas plásticas, como contam os próprios reclamantes. De http://ultimainstancia.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário