> TABOCAS NOTICIAS : MUNDO: Pesquisa põe Romney um ponto à frente de Obama

terça-feira, 8 de maio de 2012

MUNDO: Pesquisa põe Romney um ponto à frente de Obama

A seis meses das eleições nos Estados Unidos, a disputa entre o presidente Barack Obama e o ex-governador republicano Mitt Romney se encontra virtualmente empatada, segundo uma pesquisa do site Politico. Outra, do Instituto Gallup/“USA Today”, realizada em 12 swing states (estados sem clara inclinação partidária), reforça essa tendência. Romney ultrapassou Obama por 48% a 47%, de acordo com a sondagem feita pelo Politco com a Universidade George Washington, que ouviu na semana passada mil pessoas inclinadas a votar. Já uma pesquisa Gallup/"USA Today" conduzida nos swing states e divulgada na segunda-feira mostra o democrata na frente, com 47% dos votos contra 45% de Romney. O Gallup ouviu no mesmo período 951 eleitores registrados. Como os resultados se encontram dentro da margem de erro, pode-se considerar que os candidatos estão tecnicamente empatados.
Segundo as pesquisas, Obama ainda aparece como o candidato mais simpático, enquanto Romney parece mais apto a lidar com a economia. O mais preocupante para os democratas é que a pesquisa divulgada pelo Politico mostra que o ex-governador de Massachusetts conseguiu avançar dez pontos percentuais entre os independentes em uma semana (de 38% para 48%). Além disso, na pesquisa do site em fevereiro a vantagem de Obama era de nove pontos percentuais.
Mas o próprio Politico ressalta que os números são fluidos e que Obama lidera quando o assunto é política externa, apoio à classe média ou valores comuns. Economia, no entanto, continua sendo um ponto delicado para o presidente, apesar de a taxa de desemprego ter baixado no país.
Já a pesquisa Gallup mostra Obama e Romney tecnicamente empatados em Ohio, Virginia e outros dez estados decisivos para esta eleição. Ela revela que o presidente americano tem 47% de apoio nesses estados, enquanto Romney tem 45%, dentro da margem de erro da pesquisa, estimado em quatro pontos. Esse é um cenário mais competitivo do que o de março, quando o presidente democrata tinha 51% e Romney, 42%.
Os partidários de Obama, entretanto, parecem mostrar mais apoio e mais entusiasmo do que os eleitores do ex-governador. Menos simpatizantes de Romney disseram estar certos de que iriam votar no provável candidato republicano.
Os 12 estados são considerados decisivos porque não são claramente democratas ou republicanos. Por isso, podem pender para um lado ou para outro na eleição, que ocorre em novembro. Além de Ohio e Virgina, a pesquisa incluiu nessa categoria Colorado, Flórida, Iowa, Michigan, Nevada, New Hampshire, Novo México, Carolina do Norte, Pensilvânia e Wisconsin. Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário