> TABOCAS NOTICIAS : PARAÍBA: Para combater violência, policiais receberão bônus salarial por arma apreendida

domingo, 27 de maio de 2012

PARAÍBA: Para combater violência, policiais receberão bônus salarial por arma apreendida

Valéria Sinésio - Do UOL, em João Pessoa
Policiais civis e militares da Paraíba receberão bonificações no salário toda vez que conseguirem apreender uma arma. A lei foi sancionada na última sexta-feira (25) pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), durante lançamento do movimento "Paraíba Unida pela Paz", realizado no bairro de Mandacaru, considerado um dos mais violentos de João Pessoa. O valor da bonificação ainda não foi divulgado pelo governo.
Este ano, conforme dados da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Seds), foram apreendidas 1.117 armas na Paraíba. Na avaliação do governador, esse número já representa uma marca extraordinária, mas deve ser ampliado ainda mais. “Não há outro caminho para a sociedade alcançar um estado de paz se não for pelo desarmamento”, afirmou.
Coutinho disse ainda que assinou a lei para premiar os policiais.  “Não que eles precisem disso para fazer seu dever. Mas é que queremos pactuações para estabelecer metas e, através delas, melhorarmos cada vez mais nossos serviços”, disse. “Arma tem que estar com a polícia. Quem não for policial e estiver com arma está em situação ilegal e, naturalmente, pode ser enquadrado dentro das leis.”
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves, a compensação por apreensão de armas atende a um desejo antigo da corporação. “Essa lei representa um marco para nossa corporação.”

Violência na Paraíba

A Paraíba figura na lista dos seis Estados mais violentos do país, com 36,8 homicídios por 100 mil habitantes. A média nacional é de 26,2 homicídios por 100 mil habitantes. Os números constam no "Mapa da Violência 2012: Os novos padrões da violência homicida no Brasil", publicado pelo Instituto Sangari, e se refere a 2010. Entre os anos de 2004 e 2010, a Paraíba registrou crescimento das taxas de violência.
Nesse período, a taxa da região metropolitana de João Pessoa (composta por nove cidades, incluindo a capital) passou de 32 para 72,9 homicídios em 100 mil habitantes. O crescimento foi de 14,7% ao ano. A região metropolitana de João Pessoa é considerada a terceira mais violenta do país, ficando atrás apenas de Maceió e Belém. No interior da Paraíba o crescimento da taxa de violência também foi acelerado: 10,5% ao ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário