> TABOCAS NOTICIAS : Policiais armados vão atuar dentro de escolas estaduais no Rio

terça-feira, 1 de maio de 2012

Policiais armados vão atuar dentro de escolas estaduais no Rio

Policiais militares armados vão atuar dentro de escolas estaduais do Rio de Janeiro a partir de amanhã.

Cerca de 400 PMs se dividirão em 90 unidades da capital, da região metropolitana e do interior. O policiamento será feito em escolas de ensino fundamental e médio e algumas terão patrulhamento 24 horas por dia.

O convênio entre as secretarias estaduais de Educação e de Segurança prevê que os policiais trabalhem nas escolas nos horários de folga em seus batalhões.

Em sua justificativa para o convênio, a Secretaria de Educação afirma que o objetivo é proteger alunos e professores e coibir o consumo e a venda de drogas, assim como o aliciamento para o tráfico no entorno das escolas.

Os PMs terão também a função de impedir invasões das instalações e até mesmo casos de bullying, segundo a Secretaria da Educação. Além disso, poderão ajudar na organização do trânsito na entrada e na saída de alunos.

Para Nélio Bizzo, professor de metodologia de ensino da Faculdade de Educação da USP, a presença de policiais armados pode ser um risco para os estudantes.

"A escola precisa de educadores, não de policiais. É perigoso ter homens armados nesses espaços sem que eles recebam um treinamento específico. Uma situação inesperada ou de pânico pode terminar em tragédia", disse.

Segundo o secretário de Educação, Wilson Risolia, serão dois policiais em turnos de oito horas por escola.

Ele explicou que o programa é um piloto e que a intenção é que, em um ano, todas as 1.358 unidades estaduais, onde estudam 115.490 estudantes, sejam atendidas.

O investimento inicial é de cerca de R$ 2 milhões/mês. Antes do projeto, o policiamento das escolas era feito pela guarda municipal. Da Flha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário