> TABOCAS NOTICIAS : 02 DE JULHO

segunda-feira, 2 de julho de 2012

02 DE JULHO


Em 02 de julho comemoramos o Dia do Hospital. O dia foi criado para homenagear os profissionais que trabalham na área da saúde dentro dos hospitais como médicos, enfermeiros, radiologistas, terapeutas, psicólogos, secretárias, faxineiras, cozinheiras, etc...

A data foi escolhida por ser a data de inauguração da Santa Casa de Misericórdia de Santos, em São Paulo, 02 de julho de 1945, pelo presidente Getúlio Vargas.

O primeiro hospital do Brasil foi criado por Braz Cubas, em 1545, quando Santos ainda era um povoado de Enguaguaçu, sendo a data de sua fundação o dia primeiro de janeiro, conhecido mundialmente como o dia de todos os santos, o hospital recebeu o nome de Hospital de Todos os Santos, também para homenagear o maior hospital de Lisboa, em Portugal. Desse nome, saiu também o nome da cidade de Santos.

Os hospitais têm uma rotina muito agitada, pois logo ao amanhecer já podemos ver os profissionais trabalhando, movimentando o local.

Entretanto, a saúde em nosso país não é tratada com o devido respeito, uma vez que está garantida pela Constituição Federal, que diz: "a saúde é direito de todos e dever do Estado". O Sistema Único de Saúde (SUS) encontra-se desordenado, não tendo condições de atender a toda população. Não há vagas para todos os que necessitam dos serviços, os leitos e aparelhagens estão comprometidos, as estruturas físicas encontram-se em péssimas condições, os salários são muito baixos, fato que gera a falta de profissionais, constantemente faltam medicamentos necessários para os tratamentos, não existem verbas suficientes.

DIA DO BOMBEIRO - 02 DE JULHO

Os bombeiros são profissionais das forças de segurança, civis ou militares - soldados, cabos, sargentos ou oficiais - responsáveis pelo combate a incêndios, pela preservação do patrimônio ameaçado de destruição, pelo resgate de vítimas de incêndios, afogamentos, acidentes ou catástrofes e pela conscientização da população sobre medidas de segurança contra incêndios.
É um profissional que atua em diversas situações de desastres e catástrofes, além de realizar perícia e investigação sobre sua origem..

Requisitos para ser um bombeiro

Vontade de prestar um bom serviço à população, desejo de salvar vidas, excelente condicionamento físico e equilíbrio emocional para lidar com as situações mais adversas.

Outros requisitos:

Autocontrole, boa disposição física, boa saúde, capacidade de cumprir ordens e determinações de seus superiores, capacidade de tomar decisões, Estar capacitado a lidar com acidentes graves, capacidade de lidar com situações adversas, capacidade de liderança, capacidade de pensar e agir sob pressão, coragem, disciplina, equilíbrio emocional, habilidade para trabalhar em equipe, raciocínio rápido, resistência física.

Formação necessária para tornar-se um bombeiro

Há dois tipos de bombeiros: os militares e os civis, ou brigadistas particulares. As qualificações para ser um bombeiro militar variam de estado para estado. Geralmente, o candidato precisa ser brasileiro, ser reservista (no caso dos homens) e ensino médio completo. A idade mínima é de 18 anos. A altura mínima é de 1,65 m para homens e 1,60 m para mulheres.

Na maioria dos estados, os candidatos a oficiais devem ser solteiros. É imprescindível não ter antecedentes criminais e, dependendo da função é necessário ser habilitado (para dirigir).

2 de Julho - Independência da Bahia

Parreiras O Primeiro Passo para a Independência da Bahia.pngA Independência da Bahia foi um movimento que, iniciado em 1821 (mas com raízes anteriores) e com desfecho em 2 de julho de 1823, motivado pelo sentimento federalista emancipador de seu povo, terminou pela inserção daquela então província na unidade nacional brasileira, durante a Guerra da independência do Brasil.
Aderira Salvador à Revolução liberal do Porto, de 1820 e, com a convocação das Cortes Gerais em Lisboa, em janeiro do ano seguinte, envia deputados como Miguel Calmon du Pin e Almeida na defesa dos interesses locais. Divide-se a cidade em vários partidos, o liberal unindo mesmo portugueses e brasileiros, interessados em manter a condição conquistada com a vinda da Corte para o país de Reino Unido, e os lusitanos interessados na volta ao status quo ante.[1]
Dividem-se os interesses, acirram-se os ânimos: de um lado, portugueses interessados em manter a província como colônia, do outro brasileiros, liberais, conservadores, monarquistas e até republicanos se unem, finalmente, no interesse comum de uma luta que já se fazia ao longo de quase um ano, e que somente se faz unificada com a própria Independência do Brasil a partir de 14 de junho de 1823, quando é feita na Câmara da vila de Santo Amaro da Purificação a proclamação que pregava a unidade nacional, e reconhecia a autoridade de D. Pedro I.[1]
Na Bahia a luta pela Independência veio antes da brasileira, e só concretizou-se quase um ano depois do 7 de setembro de 1822: ao contrário da pacífica proclamação às margens do Ipiranga, só ao custo de milhares de vidas e acirradas batalhas por terra e mar emancipou-se de Portugal, de tal modo que seu Hino afirma ter o Sol que nasceu ao 2 de julho brilhado "mais que o primeiro". Fontes: Portal Escola e Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário