> TABOCAS NOTICIAS : Joel Santana entre os que mais acertam nas substituições

sábado, 14 de julho de 2012

Joel Santana entre os que mais acertam nas substituições

Joel está entre os que mais acertam nas substituições (Editoria de Arte / Globoesporte.com)Por Diego Rodrigues
O quanto uma substituição surte efeito durante as partidas? Pode ter a intenção de retrancar o time, tentar o tudo ou nada com uma formação mais ofensiva, gastar o tempo, recompor a equipe quando um atleta se machuca ou é expulso… São diversos objetivos. Mas o blog analisou os números com outro intuito. A bola da vez é medir a quantidade de vezes que um treinador teve a sorte de colocar em campo um atleta que acabou balançando a rede ou deu assistência em confrontos no Campeonato Brasileiro, independentemente da disposição tática.
Analisando desta forma, Celso Roth (Cruzeiro) e Joel Santana (Flamengo) largaram na frente. Até a oitava rodada, em seis ocasiões as substituições resultaram em gol e/ou assistência para o comandante da Raposa e cinco para o rubro-negro.
Às vezes criticados e chamados de retranqueiros por algumas torcidas, eles não podem ser considerados azarados. A prova é que Roth conseguiu vencer o Botafogo por 3 a 2 no Engenhão com uma assistência e um gol de Anselmo Ramon e outro gol de Everton. Além de outra participação de Anselmo Ramon e jogos que contaram com dois passes decisivos de Souza e Tinga em outras três vitórias.
Já Joel venceu Atlético-GO, Coritiba e Santos com a participação de atletas que estavam no banco, sendo o pênalti cobrado por Bottinelli salvador diante do Peixe. Contra a Ponte Preta, Negueba deu uma assistência, mas o jogo terminou empatado.
- Às vezes, a gente vai ali para o campo, conversa com os auxiliares e pensamos em todas as possibilidades de substituições. Tem que ir para o jogo com a decisão pronta para não ter surpresa. às vezes um jogadoir não aguenta a partida inteira. Tem que pensar no adversário. As coisas são feitas assim. Se você não contar com um pouco de sorte, fica difícil (risos). Mas a sorte tem que vir junto da competência – explicou Joel Santana.
Atualmente, o Cruzeiro ocupa a sétima posição, e o Flamengo é nono na Série A. Será que a sorte vai ajudá-los até o final ou será interrompida antes? De http://globoesporte.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário