> TABOCAS NOTICIAS : Mais um pepino para Dilma: Obras da Transnordestina param em três estados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Mais um pepino para Dilma: Obras da Transnordestina param em três estados

Mais um pepino para Dilma: obras da Transnordestina param em três estadosAs obras da Ferrovia Transnordestina estão paralisadas em três estados do Nordeste. O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral do Estado de Pernambuco (Sintepav-PE) decretou greve a partir de hoje (16) por tempo indeterminado. A paralisação também ocorre no Ceará e Piauí, onde acontecem outras partes da construção.
Os sindicalistas já haviam informado que há mais de um mês vinham tentando negociar as reivindicações da categoria. Na sexta-feira passada (13), os sindicalistas fizeram uma assembleia para discutir se entrariam ou não em greve. Como não houve acordo algum, o Sintepav decidiu parar as atividades a partir do início dseta semana.
As informações dão conta de que a Odebrecht, empreiteira responsável pela obra, apresentou como justificativa a falta de pagamento por parte da Transnordestina Logística S/A, contratante da empresa.
 Os trabalhadores reivindicam a participação no Programa de Participação nos Lucros e /ou Resultados (PLR) e o pagamento do Prêmio de Incentivo à Produtividade (PIP), que tem como objetivo premiar os trabalhadores na medida em que são alçadas metas determinadas pela empresa. O pagamento é referente a todo o ano de 2011 até junho de 2012. Mesmo os operários demitidos no ano passado não receberam as bonificações.
A Transnordestina é considerada essencial para o desenvolvimento regional. Com o intuito de aumentar os pontos de escoamento da produção agrícola e mineral, a ferrovia ligará o município piauiense de Eliseu Martins aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE), num total de 1.728 quilômetros. A obra está orçada em cerca de R$ 6,7 bilhões e deveria ter sido concluída em 2012, mas deve ser entregue somente no final de 2013.
O Pernambuco 247 tentou entrar em contato com o Sintepav, mas não teve êxito até a publicação desta matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário