> TABOCAS NOTICIAS : O dia em que o Brasil liderou o quadro de medalhas olímpico

domingo, 29 de julho de 2012

O dia em que o Brasil liderou o quadro de medalhas olímpico

O salto qualitativo só é esperado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) nos Jogos de 2016, no Rio. Mas neste sábado, quando as medalhas começaram a ser distribuídas em Londres, o Brasil sentiu uma diferença histórica em relação aos desempenhos anteriores em Olimpíadas. Com um ouro, uma prata e um bronze já conquistados, o país teve o seu melhor início de Jogos em todos os tempos.
Graças ao ouro de Sarah Menezes e ao bronze de Felipe Kitadai, ambos no judô, categoria ligeiro, o Brasil chegou a liderar o quadro de medalhas no início da tarde (horário brasileiro), por cerca de uma hora. Logo depois a China assumiu a liderança do quadro. Com o bronze de Thiago Pereira na natação, à tarde, o Brasil subiu novamente no quadro, ficando em segundo lugar temporariamente. No fim do dia, terminou em quarto, empatado com a Coreia do Sul.
A expectativa do COB é que o Brasil conquiste em Londres as mesmas 15 medalhas ganhas nos Jogos de Pequim-2008, quando o país terminou em 26º no quadro de medalhas (três ouros, quatro pratas e oito bronzes). A edição em que o Brasil subiu mais vezes ao lugar mais alto do pódio foi em Atenas-2004, com cinco ouros e o 17º lugar no quadro.
Neste domingo, judô e natação serão novamente esperança de medalha para a delegação brasileira. Na categoria meio-leve, sobem no tatame Leandro Cunha e Erika Miranda. No Parque Aquático, o Brasil disputa a prova de 4x100m livre, que marca a estreia de Cesar Cielo nos Jogos. Bruno Fratus, Marcelo Chierighini e Nicolas Oliveira completam a equipe brasileira. Nos 100m costas, o país será representado por Fabíola Molina e Daniel Orzechowski.
O Brasil ficou no topo do quadro de medalhas até a chinesa Mingjuan Wang estragar a festa, conquistando o ouro no levantamento de peso, na categoria até 48 quilos. Ela levantou 205 kg, batendo a japonesa Hiromi Miyake (prata) e a norte-coreana Ryang Chun-hwa (bronze). A delegação chinesa, por sinal, mostrou que vai brigar novamente com os EUA pela liderança do quadro: no primeiro dia, foram quatro ouros e dois bronzes, contra apenas um ouro, duas prtas e dois bronzes dos americanos, terceiros na classificação geral. Em Pequim-2008, a China teve menos medalhas que os EUA no total (100 contra 110), mas terminou os Jogos no primeiro lugar do quadro graças aos 51 ouros, 15 a mais que os americanos. De http://oglobo.globo.com/olimpiadas2012/

Nenhum comentário:

Postar um comentário