> TABOCAS NOTICIAS : Ricardo Gomes: 'Objetivo ainda é voltar a treinar o Vasco'

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Ricardo Gomes: 'Objetivo ainda é voltar a treinar o Vasco'

Ricardo Gomes visita o treino do Vasco (Foto: Site oficial do Vasco)
A luta de Ricardo Gomes continua. Incansável, mantém na cabeça o objetivo de quando ainda estava no início da recuperação do AVC, sofrido em agosto do ano passado: voltar a ser treinador do Vasco. Mas, ao falar disso, porém, prefere, a partir de agora, adotar outra postura e não dar mais prazos, nem para retornar à beira do gramado e muito menos para desistir da profissão.
A parte motora, que tanto o preocupava, está o.k., fruto de muita fisioterapia. Mas ele ainda espera recuperar a sensibilidade do lado direito do corpo para voltar.
– Parei de dar previsão. Hoje, não dou mais prazos. Antes, quando estava na cama, fazia planos. Até como um objetivo, para não desanimar. Hoje minha ideia é esperar a recuperação total da sensibilidade do corpo. Isso pode ser amanhã, pode ser final do ano. A parte motora está o.k. – disse Ricardo Gomes, em entrevista exclusiva ao LANCENET!.
Entre as poucas vezes em que deixou um certo desânimo bater, Ricardo admitiu até desistir da profissão caso não se recuperasse até o fim deste ano. Ideia que abandonou. Para o bem do futebol.
– É preciso ter muita paciência para trabalhar, no dia a dia. Tem dia que a gente acorda e desanima, acha que não quer mais p... nenhuma. Mas não penso mais nisso. Não é hora para desanimar. Meu objetivo é o mesmo do dia 29 de agosto, quando estava lá deitado, ainda sedado: voltar a ser técnico do Vasco – explicou ele.
Na sexta-feira, Ricardo Gomes surpreendeu a todos e, desde que sofreu o AVC, apareceu pela primeira vez no gramado da Colina para acompanhar o treino do time. Matou um pouquinho da saudade. Mas sem deixar a ansiedade bater:
– A visita foi ótima. Falamos do dia a dia, conversei com várias pessoas. Gostei muito. Quero voltar cada vez melhor a esse convívio.
Fisioterapeuta: 'Ele reclama que se sente um pouco inseguro'
Fisioterapeuta de Ricardo Gomes, José Vicente Martins dá seu parecer e, confiante com a recuperação, concorda que, pela parte motora, o comandante já poderia voltar aos treinos. Mas conta que ele já o confidenciou que ainda se sente meio inseguro.
– O Ricardo anda com uma boa velocidade, sem risco de queda. Sobe e desce escadas. Pela parte motora, está muito bem para voltar. Ele só reclama que se sente um pouco inseguro ainda, para, por exemplo, conversar com o atleta com desenvoltura, dar bronca, sem escapar palavras. Ele está certo – disse Martins, fisioterapeuta e professor de fisioterapia neurológica na UFRJ.
O fisioterapeuta explica ainda que a volta da sensibilidade é algo sempre muito complicado, pois não há como fazer previsões.
– O AVC foi na área parietal, responsável pela sensibilidade. Ele não consegue perceber de forma clara os estímulos que aparecem do lado direito. O cérebro tem que encontrar novos caminhos para buscar essa sensibilidade. Não existem muitas técnicas para estimular isso. Como houve lesão, não tem como definir quanto ele vai recuperar em curto ou grande espaço tempo. Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/vasco/Ricardo-Gomes-Objetivo-treinar-

Nenhum comentário:

Postar um comentário