> TABOCAS NOTICIAS : 01 DE AGOSTO

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

01 DE AGOSTO

O leite materno oferece à criança nutrição da melhor qualidade, com uma grande variedade de substâncias que influenciam diretamente no seu crescimento e desenvolvimento, além de proteger contra uma série de males.

Infecções intestinais, otites, pneumonias, alergias, asma, osteoporose, doenças degenerativas e diabates estão na lista. Quando mama no peito, a criança aprende a regular o ciclo sucção/deglutição/respiração, prevenindo problemas de fala e respiração. As vantagens seguem além do biológico e atingem a saúde mental do pequeno. O contato de pele com pele e olho no olho, durante a amamentação, estabelece um importante laço afetivo que atua do equilíbrio emocional do bebê, prevenindo o comportamento agressivo mais tarde.

Sempre pronto para servir, na temperatura ideal, à vontade e de graça, com todos os nutrientes de que o bebê precisa e, de bônus, no aconchegante colo da mamãe. Assim é o leite materno, o alimento mais completo que existe, fabricado pelo seu corpo assim que seu filho nasce.
Nos primeiros seis meses, apenas o leite é suficiente para suprir todas as necessidades do bebê. As glândulas mamárias localizadas nos seios da mãe produzem entre 600 e 800 mililitros diários essa bebida milagrosa quantidade que dispensa quaisquer complementos, como água, chás e leites industrializados.
O bebê deve mamar quando der vontade, sem horários fixos. E não faltam motivos para oferecer o peito.
Descubra agora porque é tão importante amamentar e o que você e o pequeno ganham com esse gesto de amor.

Infecções intestinais, otites, pneumonias, alergias, asma, osteoporose, doenças degenerativas e diabates estão na lista. Quando mama no peito, a criança aprende a regular o ciclo sucção/deglutição/respiração, prevenindo problemas de fala e respiração. As vantagens seguem além do biológico e atingem a saúde mental
do pequeno. O contato de pele com pele e olho no olho, durante a amamentação, estabelece um importante laço afetivo que atua do equilíbrio emocional do bebê, prevenindo o comportamento agressivo mais tarde. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2012/07/dia-mundial-da-amamentacao-01-de-agosto.html
O Dia Nacional do Selo é comemorado em 01 de agosto e o motivo desta comemoração se deve à publicação do primeiro selo no Brasil, em 1843 - a pequena estampilha que resolveu o problema mundial das correspondências. Houve épocas em que as cartas eram pagas no destino e se o destinatário não pudesse pagar, a correspondência era devolvida.

Conta-se que um elegante senhor inglês passeava pelo bosque tranqüilamente quando ouviu uma acalorada discussão. Parou para escutar o que estava havendo. Viu um enraivecido carteiro discutindo com uma donzela que queria receber a carta sem pagar. O senhor penalizado, percebendo que a carta era do namorado da moça, ofereceu-se para pagar a despesa da correspondência. O carteiro e a moça não aceitaram. A moça pegou a carta, olhou o envelope de um lado e outro e devolveu. O carteiro, furioso, explicou que era assim todos os dias, as pessoas olhavam os envelopes e devolviam. Por isto ele era sempre quem "pagava o pato", pois seus superiores lhes chamavam atenção e diziam-no desinteressado. Além disso, andava ele para cima e para baixo com aquele volume enorme de cartas e quase todas eram devolvidas.

O Senhor, finalmente, convenceu o carteiro a aceitar a moeda oferecida e mandou-o embora. Curioso, o observador senhor perguntou para a moça qual era o segredo daquela história toda. Ela enrolou, enrolou e contou a verdade; - não havia carta nenhuma. Como o namorado havia viajado para juntar dinheiro para o casamento, não gastava papel, apenas combinaram um código. Haveriam pequenos sinais nos cantinhos do envelope e os dois ficavam sabendo que estava tudo dentro do combinado. Os demais moradores da aldeia descobriram o segredo e também faziam o mesmo. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/06/dia-do-selo-01-de-agosto-motivo.html

1º de Agosto – Dia Nacional dos Portadores de Vitiligo

Dia instituído pelo Projeto de Lei número 1940/07. Visa a promoção de ações governamentais e privadas voltadas para melhor qualidade de vida dos portadores dessa doença.
O projeto de lei escolheu o dia 1º de agosto porque é a data de fundação da primeira associação voltada aos portadores de vitiligo.
Vitiligo é uma doença não-contagiosa em que ocorre a perda da pigmentação natural da pele. Sua etiologia ainda não é bem compreendida, embora o fator autoimune pareça ser importante. Contudo, estresse físico, emocional, e ansiedade são fatores comuns no desencadeamento ou agravamento da doença. Patologicamente o vitiligo caracteriza-se pela redução no número ou função dos melanócitos, células localizadas na epiderme responsáveis pela produção do pigmento cutâneo — a melanina. A doença pode surgir em qualquer idade, sendo mais comum em duas faixas etárias: 10 a 15 anos e 20 a 40 anos.
Essa despigmentação ocorre geralmente em forma de manchas brancas (hipocromia) de diversos tamanhos e com destruição focal ou difusa. Pode ocorrer em qualquer segmento da pele, inclusive na retina (olhos). Os locais mais comuns são a face, mãos e genitais. Os pelos localizados nas manchas de vitiligo se tornam esbranquiçados. O local atingido fica bastante sensível ao sol, podendo ocorrer sérias queimaduras caso exposto ao sol sem protetor, conferindo um risco para o desenvolvimento de câncer de pele. Fonte: CCJ / Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário