> TABOCAS NOTICIAS : 26 DE AGOSTO

domingo, 26 de agosto de 2012

26 DE AGOSTO


26 de Agosto – Dia da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão


Inebriados por suas sucessivas vitórias perante o rei Luís XVI, os parlamentares franceses reunidos na Assembleia Nacional em Paris, então encarregados de redigirem uma Constituição, decidiram elaborar uma Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão que servisse de preâmbulo à nova Magna Carta. Após um intenso trabalho, o texto definitivo foi apresentado em forma de 17 artigos à Assembleia Nacional e aprovado no dia 26 de agosto de 1789. Pela primeira vez são proclamados as liberdades e os direitos fundamentais do Homem (ou do homem moderno, o homem segundo a burguesia) de forma ecumênica, visando abarcar toda a humanidade. Ela foi reformulada no contexto do processo revolucionário numa segunda versão, de 1793. Serviu de inspiração para as constituições francesas de 1848 (Segunda República Francesa) e para a atual.

Não confundir o Dia da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (26 de agosto) com o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos (da ONU, 10 de dezembro).
Fonte: Educa Terra / Wikipédia

26 de Agosto – Dia da Namíbia – Namibia Day
Celebrado anualmente no dia 26 de agosto, o Dia dos Heróis, também conhecido como Dia da Namíbia, comemora muitos eventos na história namibiana. Oficialmente, o dia honra os namibianos que morreram pela independência durante a luta de libertação que começou em 26 de agosto de 1966.
Heroes’ Day is a national public holiday in Namibia. It is recognized by the United Nations as Namibia Day. Celebrated annually on 26 August, the day commemorates the Namibian War of Independence which began on 26 August 1966.
Fonte: SADC TODAY / Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário