> TABOCAS NOTICIAS : 5 de Agosto – Dia Nacional da Saúde

domingo, 5 de agosto de 2012

5 de Agosto – Dia Nacional da Saúde

Lei número 5.352, de 8 de novembro de 1967.
O Dia Nacional da Saúde é comemorado em 5 de agosto, data em que, em 1872, nasceu Oswaldo Gonçalves Cruz, médico brasileiro que atuou como Diretor-Geral de Saúde Pública de 1903 a 1907.
Oswaldo Cruz ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro aos 15 anos e quatro anos depois se especializou em Bacteriologia no Instituto Pauster de Paris. Ao voltar da Europa engajou-se na luta contra a peste bubônica que assolava o Porto de Santos.
Em 1903 foi nomeado Diretor-Geral de Saúde Pública, cargo que corresponde atualmente ao de Ministro da Saúde. Durante o tempo em que ocupou este cargo (1903-1907), Oswaldo Cruz combateu rigorosamente a febre amarela, a peste bubônica, e a varíola.
Em novembro de 1904 estourou na capital Rio de Janeiro, a Revolta da Vacina, levante popular contrário à uma medida do governo que restabelecia a obrigatoriedade da vacinação antivariólica. Apesar do governo ter derrotado os revoltosos, foi revogada a obrigatoriedade da vacinação.
Quatro anos depois uma violenta epidemia de varíola levou a população em massa aos postos de vacinação. O Brasil reconhecia então o valor de seu sanitarista. Em 1913 foi eleito para Academia Brasileira de Letras. Quatro anos depois, sofrendo de insuficiência renal, morreu com apenas 44 anos de idade. Fonte: Portal São Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário