> TABOCAS NOTICIAS : BA: Itabuna investe em propostas para reestruturação do Comsea

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

BA: Itabuna investe em propostas para reestruturação do Comsea

A reestruturação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional foi iniciada com a eleição, na Casa dos Conselhos, no bairro Pontalzinho, da nova diretoria, que tem como presidente a nutricionista Telmara Benevides, da Rede Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, indicada pelo Núcleo Cuidar, e do vice-presidente Carlos Alberto Garotinho, do MLT. Ao governo municipal caberá a indicação do secretário executivo e o apoio institucional à sua transformação no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável - Comsea.

Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Marcelino, o conselho terá atuação decisiva no acompanhamento das ações realizadas pelo Restaurante Popular, Programa de Aquisição de Alimentos – que mobiliza 400 produtores e 38 entidades assistenciais- e ainda o Banco de Alimentos, abrindo perspectivas para a implantação da Cozinha Comunitária e de outros projetos através de uma parceria com o governo federal.
Telmara Benevides explica que o conselho tem a participação de 12 representantes do governo municipal e outros 24 da sociedade civil organizada e a próxima reunião será realizada em 5 de setembro, quando será discutida a formação das comissões técnicas e elaboração do plano de ação 2012/2013. “O conselho terá como missão acompanhar o funcionamento do sistema de segurança alimentar e de outros projetos”, explica Telmara.
A nutricionista observa que o trabalho do Comsea era realizado anteriormente pelo Conselho Municipal de Assistência Social e a sua atuação será direcionada para a elaboração do diagnóstico municipal de alimentação e nutrição, visando garantir à população o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, com base em práticas alimentares saudáveis, que respeitem a diversidade cultural e sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais.
Outra meta, segundo Telmara Benevides, é o desenvolvimento de ações para que  a sociedade esteja mobilizada e concientizada para uma participação mais ativa nas temáticas de segurança alimentar e nutricional sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário