> TABOCAS NOTICIAS : BA: Pessoas desaparecidas terão fotos no contracheque de servidores do Estado

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

BA: Pessoas desaparecidas terão fotos no contracheque de servidores do Estado


Uma parceria entre a Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP) e a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) vai contribuir ainda mais para localizar pessoas desaparecidas.

A partir de 30 de agosto, os contracheques dos mais de 260 mil servidores públicos, ativos, inativos e pensionistas, estarão estampando as fotografias e os nomes de três pessoas, cujo paradeiro é ignorado nos últimos sete meses.

Vinícios do Espírito Santo, de 15 anos, Erenita Leopoldina dos Santos, 64, e Márcio Santos Santana, 33, estarão inaugurando a série, ainda de forma experimental, por dois meses, período em que a ideia e os resultados obtidos serão avaliados para se decidir a continuidade ou não da estratégia. Os três nomes escolhidos representam os três grupos mais representativos nos casos de desaparecimento: adolescentes, idosos e usuários de drogas.

A delegada Juceli Rodrigues, titular da DPP, citou outro critério para a definição dos nomes: a presença constante de familiares acompanhando o caso ou buscando localizar o parente. Vinícios, por exemplo, desaparecido desde fevereiro, saiu de casa, em Plataforma, para trabalhar como cordeiro em um bloco de carnaval, e nunca mais voltou. Márcio está desempregado e é usuário de crack, saiu de casa no dia 8 de fevereiro, em Paripe, e não manteve mais contato com a família. A idosa Erenita desapareceu, em 15 de fevereiro, depois de receber alta médica no Hospital Roberto Santos, onde esteve internada.

“O local onde foram vistos pela última vez, assim como os telefones de contato da DPP também estarão estampados no contracheque”, salientou a delegada, reiterando que, se tudo der certo, à medida que as pessoas forem encontradas outras fotos estarão sendo colocadas nos contracheques. Para ela, a iniciativa vai possibilitar que moradores de fora da capital colaborem com as investigações dos casos de desaparecimento. “Muitas dessas pessoas acabam indo parar em outras cidades. Com a divulgação em todo o estado as chances de localizá-las aumentam bastante”, avalia.   

Fotos em ônibus

Outra parceria importante está sendo articulada pela DPP e a agência de comunicação Mídia Bus, empresa especializada em publicidade em ônibus. Ainda sem uma data definida para começar, as mesmas fotos impressas nos contracheques dos servidores serão afixadas, inicialmente, em 50 ônibus que circulam por vários bairros da capital baiana. Coletivos que circulam entre Salvador e Lauro de Freitas devem participar da campanha também.

Segundo Jusceli Rodrigues, duas fotos serão adesivadas no vidro traseiro do ônibus e a outra no vidro localizado logo atrás do motorista, visível facilmente para todos os passageiros. “As fotográficas vão permanecer nos veículos por tempo indeterminado e também serão substituídas conforme as pessoas forem sendo encontradas”, esclarece a delegada. Ascom/PC

Nenhum comentário:

Postar um comentário