> TABOCAS NOTICIAS : BA: Sesab lança mutirão de cirurgias bariátricas e de plástica reparadora pós-bariátrica

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

BA: Sesab lança mutirão de cirurgias bariátricas e de plástica reparadora pós-bariátrica

Em solenidade com a participação de pacientes à espera de cirurgia bariátrica e ou já submetidos ao procedimento, o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, assina nesta quinta-feira (30), às 11h, no auditório do Centro de Atenção à Saúde Professor José Maria de Magalhães Netto (CAS), no Iguatemi, contrato com o Hospital da Bahia para a realização de um mutirão de cirurgias bariátricas, contemplando pacientes já acompanhados no Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba) e nos hospitais Geral Roberto Santos e Universitário Professor Edgar Santos (Hupes).
Na ocasião, será lançado edital para credenciamento de serviços para um mutirão de cirurgias plásticas reparadoras, que irá beneficiar pacientes já submetidos à cirurgia bariátrica, com indicação para esse tipo de procedimento. Com os dois mutirões, a Sesab deverá beneficiar em torno de 600 pacientes que se encontram em fila de espera.
Doença – A cirurgia bariátrica é destinada ao tratamento da obesidade e das doenças associadas ao excesso de gordura corporal ou agravadas por ela, e indicada quando o tratamento conservador se mostrar insuficiente. Entre 2007 e o ano passado, o Cedeba encaminhou 669 pacientes para esse tipo de cirurgia.
Com relação à cirurgia plástica reparadora, a coordenadora do Núcleo de Obesidade do Sesab, Teresa Arruti, informa que existem cerca de 330 pacientes já submetidos à cirurgia bariátrica, acompanhados na unidade, e muitos precisam ser submetidos à retirada de excesso de pele decorrente do emagrecimento. Fonte: SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário