> TABOCAS NOTICIAS : Brasil: Sindicatos se preparam para brigar por ganho real de até 10% nos salários

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Brasil: Sindicatos se preparam para brigar por ganho real de até 10% nos salários

Grandes categorias profissionais se preparam para brigar por aumentos reais de até 10% nos salários, além da reposição da inflação, nos próximos meses. Na linha de frente estão sindicatos de categorias mais organizadas no Brasil, como metalúrgicos, bancários, petroleiros e comerciários, que, juntos, representam mais de 3 milhões de trabalhadores com data-base para renovação de convenção coletiva em setembro.
As conquistas dessas categorias costumam balizar as negociações de acordos coletivos das categorias menos organizadas. A expectativa dos sindicalistas é de fechar bons acordos, apostando num segundo semestre melhor que o primeiro.
"Entramos na campanha salarial num momento em que a indústria volta a se revigorar", diz Valmir Marques, o Biro-Biro, presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores (FEM-CUT).
Biro-Biro, que negocia em nome de 250 mil metalúrgicos em todo o Estado de São Paulo, vai batalhar por aumentos reais maiores que os 2,42% do ano passado.
Os 36 mil metalúrgicos de montadoras do ABC paulista garantiram ganho real de 2,51% para este ano, previsto no acordo fechado em 2011. Leia tudo em http://estadao.br.msn.com/economia/sindicatos-se-preparam-para-brigar-por-ganho-real-de-at%C3%A9-10percent-nos-sal%C3%A1rios-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário