> TABOCAS NOTICIAS : Brasil vai sediar conferência internacional anticorrupção em novembro

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Brasil vai sediar conferência internacional anticorrupção em novembro

No período de 7 a 10 de novembro, Brasília (DF) vai sediar a 15ª Conferência Internacional Anticorrupção (IACC), que tem organização da Amarribo Brasil, da Controladoria-Geral da União (CGU) e apoio do Instituto Ethos. O evento tem como objetivo promover a discussão a criação de medidas para prevenir e combater a corrupção. Participarão dos debates sociedade civil, chefes de estado e setores público e privado.
"Vamos apresentar o mapeamento dos avanços ocorridos desde a última conferência, em 2010, em Bancoc, na Tailândia, discutir e replicar as boas práticas, traçar diretrizes a serem implementadas pelos governos em relação ao combate à corrupção e formar novos agentes de mudança, qualificando os já atuantes na luta anticorrupção", declara Leo Roberto Galdino Torresan, presidente da Amarribo Brasil. "Esperamos que, com a conferência, o tema corrupção seja trazido intensamente ao centro dos debates e, com isso, aumente a conscientização de cidadãos, entidades, poder público e empresas sobre dos danos que ela causa ao Brasil", completa Torresan.
A Transparência Internacional convidou o Brasil a sediar a 15ª IACC em reconhecimento à importância que o país tem atribuído ao tema da luta contra a corrupção e pelo protagonismo e liderança que tem exercido nesta área.
Para o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, "ao sediar a conferência, o Brasil poderá ampliar a discussão, com os países convidados, sobre as medidas implementadas na área e os grandes avanços alcançados, fortalecendo nossa posição de liderança como referência global na promoção da transparência e na prevenção e combate à corrupção".
Cooperação internacional
A Conferência Internacional Anticorrupção (IACC) é realizada a cada dois anos em um país escolhido pela organização do evento e busca promover a cooperação internacional entre as organizações internacionais que atuam no combate à corrupção e cidadãos de todas as regiões do planeta. A IACC tem como objetivo apoiar, capacitar e envolver as pessoas de todos os setores e países para lutarem contra a corrupção. A última edição do evento, em Bancoc, na Tailândia, atraiu cerca de 1,5 mil participantes, de 135 países.

Temas que serão discutidos

  • Agentes de mudanças: como transformar a onda de mobilizações contra a corrupção pelo mundo em mudanças reais e irreversíveis, conectando indivíduos e movimentos pelo mundo;
  • Impunidade: soluções e repostas contra a impunidade;
  • Pós Rio+20: estamos em um caminho para um futuro transparente e sustentável?;
  • Dinheiro Público: como garantir a transparência e o controle social da gestão pública – ações de todos os setores da sociedade;
  • Corrupção nos esportes: jogos limpos dentro e fora de campo – Copa 2014 e Olimpíadas 2016;
  • Transição de governos e corrupção: como garantir transições políticas que levem a governos justos e transparentes;
  • Agenda global de governança contra a corrupção.

Inscrições abertas

As inscrições para a 15ª Conferência Internacional Anticorrupção já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.15iacc.org. O processo de inscrição é coordenado pela Transparência Internacional, e os recursos arrecadados serão destinados à entidade.

Serviço


Evento: 15ª Conferência Internacional Anticorrupção

Data: 7 a 10 de novembro
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília (DF)
Inscrições: pelo site www.15iacc.org. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário