> TABOCAS NOTICIAS : Brasileiro inventa vaso sanitário que transforma fezes em pó

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Brasileiro inventa vaso sanitário que transforma fezes em pó


do BOL, em São Paulo
O comerciante maranhense Mário Benedito inventou um vaso sanitário que pode revolucionar os banheiros e o meio ambiente. Trata-se de um modelo que não utiliza água – as fezes são misturadas a cal, que transforma os dejetos em pó em questão de horas, podendo servir posteriormente como adubo. Além disso, o inventor explica que a substância impede a proliferação de gás metano, um dos grandes responsáveis pela poluição do solo e também pelo aquecimento global.
A "engenhoca" também apresenta um separador de urina. "Ao invés da água, a higienização é feita com shampoo concentrado que ao se transformar em espuma, ainda dentro do invento, higiena o vaso", explicou o comerciante em um congresso do Sebrae.
A solução sustentável pode amenizar uma das grandes preocupações do meio ambiente: a escassez da água. Segundo pesquisa da Sabesp, seis segundos de acionamento da descarga gasta de 10 a 14 litros de água. Por enquanto, a invenção não está à venda. Mário Benedito, que já criou outras peças ecológicas, está à procura de parcerias para fabricar o vaso em grande escala.
A iniciativa do maranhense coincide com o projeto "Reinvent the Toilet Challenge" (Reinventando os banheiros), do fundador da Microsoft, Bill Gates. A campanha, que tem foco nos avanços do saneamento básico, beneficiou três universidades que também apresentaram privadas modernas em uma feira em Seattle (EUA) no último dia 14. "Os banheiros que usamos são impraticáveis para 40% da população global, que muitas vezes não têm acesso à água, eletricidade e sistemas de tratamento de esgoto. No mundo, há 2,5 bilhões de pessoas sem acesso a saneamento", comentou o executivo no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário