> TABOCAS NOTICIAS : Carne para merenda de Araraquara (SP) vira comida de animais

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Carne para merenda de Araraquara (SP) vira comida de animais

Cerca de 1,5 tonelada de carne e embutidos (salsicha) que seria destinada à merenda em escolas municipais de Araraquara (273 km de São Paulo) foi recolhida nesta segunda-feira (6) pela Vigilância Sanitária a pedido do Ministério Público Estadual, que considerou o produto "tecnicamente impróprio" para o consumo humano.
Segundo o promotor Raul de Mello Franco Júnior, uma tonelada de carne será encaminhada para alimentar animais do zoológico de São Carlos (232 km de São Paulo). Outros 500 quilos de embutidos, como não podem ser consumidos pelos bichos, serão descartados.
O recolhimento dos produtos ocorreu após a Promotoria receber uma denúncia e um vídeo do sindicato dos servidores municipais.
"Os produtos não estavam estragados, aparentemente, mas não tinham nenhum tipo de etiqueta de identificação da origem desses alimentos ou mesmo da data de validade", disse Franco Júnior.
Na tarde desta terça-feira (7), segundo o promotor, também foram verificadas escolas estaduais, após uma nova queixa. Mas nenhuma irregularidade foi encontrada nas unidades administradas pelo Estado, afirmou Franco Júnior.
A Secretaria da Educação de Araraquara informou que a carne era de uma compra emergencial, que o produto não estava estragado e que houve erro na identificação individual das porções distribuídas nas escolas.
Segundo a pasta, 70% do alimento foi consumido e nenhum aluno teve problemas de saúde. A Promotoria vai apurar a responsabilidade da compra e deve multar os culpados por eventuais erros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário