> TABOCAS NOTICIAS : Copa 2014: Elefantes brancos> Arenas destinadas ao prejuízo

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Copa 2014: Elefantes brancos> Arenas destinadas ao prejuízo


Sem clubes com grandes torcidas, novos estádios em construção em Brasília, Cuiabá, Manaus e  Natal podem deixar herança de dívidas

Quatro das 12 arenas em construção para a Copa do Mundo precisarão de um milagre para recuperar os investimentos nos novos estádios, que somam cerca de R$ 2,2 bilhões até o momento.

Para preencher as arquibancadas, com capacidades entre 40 mil e 70 mil torcedores, apostam em shows musicais e eventos para compensar médias de público de até 522 pessoas, como no campeonato do Mato Grosso. O problema: sem um ou mais clubes para trazer torcedores periodicamente, a chance de o estádio ficar vazio é enorme.

Dos 12 estádios do Mundial de 2014, pelo menos quatro estão ameaçados de se tornarem após o evento "elefantes brancos", expressão para obras públicas pouco utilizadas e com alto custo de manutenção: o Estádio Nacional de Brasília e as Arenas Pantanal, de Cuiabá, Amazonas, de Manaus e das Dunas, de Natal. 

Arena Pantanal
Em Cuiabá, o time homônimo da cidade, de apenas 10 anos, mas financiado por um empresário do ramo da borracha, mostrou interesse em arrendar a Arena Pantanal, com uma condição: se estiver na Série B em 2014 – atualmente está na C.

Arena Amazonas
A capital do Amazonas só tem um estádio funcionando, o do Serviço Social da Indústria (Sesi), para 4 mil pessoas. Não precisaria ser maior, pois a média de público do estadual foi de 800 pessoas, de acordo com Ivan Guimarães, diretor técnico da Federação Amazonense.

Arena das Dunas
Apesar de Natal contar com dois times na Série B, a Arena das Dunas não tem interessados em utilizá-la. O ABC manda seus jogos no Frasqueirão, estádio para 18 mil torcedores, construído há apenas cinco anos. Já o América resolveu construir seu próprio estádio, na Região Metropolitana, mesmo podendo usar um equipamento novinho, na região central. O motivo: a empreiteira OAS, responsável pela obra da Arena das Dunas, teria negado patrocínio para o time. 

Os torcedores de todos os jogos do América no Estadual de 2012 – 20.340 expectadores – não preencheriam sequer a metade das 43 mil cadeiras da Arena das Dunas. 

Na África do Sul, depois da última Copa, até a demolição de arenas foi cogitada para evitar prejuízos. O problema também atingiu Portugal: três estádios construídos ou reformados para a Euro 2004 foram postos à venda por conta do baixo público. Fonte: SMC/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário