> TABOCAS NOTICIAS : Dia Internacional da Juventude em 10 de agosto

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Dia Internacional da Juventude em 10 de agosto

A juventude da CUT/SP, em parceria com movimentos sociais, comemora o Dia Internacional da Juventude no dia 10 de agosto com ato público a partir das 14h na Praça da Patriarca, centro paulistano.

Após uma passeata pelas ruas da região, a programação terá continuidade com diversas intervenções culturais, como apresentações de rock, rap, hip hop, capoeira, danças brasileiras e free step, percussão, grafite, artistas circenses, e show de encerramento na Quadra dos Bancários (Rua Tabatinguera, 192 – Metrô Sé).

Para além da comemoração deste dia, estabelecido em 1999 pela Organização das Nações Unidas, a manifestação visa chamar a atenção para as condições enfrentadas pela juventude, que muitas vezes é foco de exploração no mercado de trabalho, com dificuldades de acesso à formação educacional, política, cultural e ao primeiro emprego.

Na avaliação da CUT/SP, é necessário incluir os jovens no mercado, mas com trabalho decente, garantia de investimentos na educação e em equipamentos culturais. O jovem também precisa ser reconhecido como sujeito de direitos e lutar para construção de políticas públicas no estado de São Paulo, capazes de dar autonomia e emancipação.

Outro alerta é para a questão da violência e o extermínio da juventude, especialmente de negros e negras moradores das regiões periféricas, os mais vulneráveis não só à violência urbana em geral, mas principalmente vítimas da truculência policial. CUT/SP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário