> TABOCAS NOTICIAS : Ex- Ministro Roberto Rodrigues realiza palestra em Salvador-BA

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Ex- Ministro Roberto Rodrigues realiza palestra em Salvador-BA

O ex-ministro da agricultura (2003-2006), engenheiro agrônomo e coordenador do Centro de Estudos do Agronegócio na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Rodrigues, é um dos palestrantes do maior congresso agropecuário da do estado, o Agropec Bahia 2012. Na ocasião, ele irá palestrar sobre o Cenário da Competitividade Mundial da Agropecuária, no dia 18 de Setembro, primeiro dia do evento.

Segundo Rodrigues, com o crescente aumento da demanda mundial por alimentos, a agropecuária brasileira fica em uma condição muito favorável para os próximos anos, especialmente por conta de três grandes vantagens competitivas: tem terras disponíveis, conta com produtores rurais eficientes e, finalmente, domina a tecnologia tropical, que é altamente sustentável. Ao mesmo tempo, o país precisa enfrentar cinco gargalos para não perder a chance de se tornar a maior potência mundial agrícola: problemas de logística, criação de políticas de renda estável para o campo, abertura de novos mercados internacionais através de acordos comerciais, defesa sanitária e a necessidade de investimento constante em tecnologia.

Para o agrônomo, estes gargalos precisam ser enfrentados rapidamente, ao mesmo tempo em que o Brasil precisa criar uma real política estratégica para o setor, com a qual todas as questões do agronegócio estejam alinhadas, com uma única diretriz, e não dispersa pelos diversos órgãos do governo, como hoje. Estas e outras análises, como as oportunidades de negócios em aberto para o Brasil, poderão ser conferidas durante a palestra de Rodrigues na abertura do Agropec Bahia, que ocorre no dia 18 de setembro, no Hotel Pestana, em Salvador.

Agropec Bahia 2012

Promovido pelo Sistema FAEB/SENAR, o evento acontece até o dia 19 de setembro, chamando atenção para outros temas como competitividade mundial da agropecuária, expectativa do mundo internacional de carnes, nutrição e pastagem, gestão e sanidade. Podem participar do evento produtores rurais, estudantes e profissionais ligados ao agronegócio. Mais informações através do site do evento: www.agropecbahia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário