> TABOCAS NOTICIAS : Livro faz mapeamento dos políticos donos de terra no Brasil

domingo, 19 de agosto de 2012

Livro faz mapeamento dos políticos donos de terra no Brasil


Partido da Terra
Ao longo de três anos de pesquisa, o jornalista Alceu Luís Castilho se debruçou sobre 13 mil declarações de bens de políticos entregues à Justiça Eleitoral. O resultado é um mapeamento preciso dos políticos donos de terra no Brasil: recheado de histórias de quem são, quanto têm e como agem esses proprietários ávidos por poder.

O livro Partido da Terra, editado recentemente pela Contexto, terá seu coquetel de lançamento realizado na próxima segunda-feira (20/8). A partir das 18h30, o autor receberá os leitores e interessados na Livraria Cultura do Conjunto Nacional em São Paulo (Avenida Paulista, 2073).
Como panorama geral, a obra demonstra que os detentores do poder político no Brasil também são grandes proprietários rurais. Somente com base nas declarações entregues ao TSE, o autor constatou que 2 milhões de hectares estão nas mãos de políticos que atualmente cumprem mandato em cargos municipais, estaduais e federais.
Levando em consideração a áreas não detalhadas pela Justiça Eleitoral e os terrenos nas mãos de empresas desses políticos, o autor estima que mais de 4,4 milhões de hectares pertençam a um grupo de 13 mil políticos.
Mesmo assim, é possível afunilar ainda mais a distribuição de terras: há um seletíssimo grupo de 31 felizardos com uma média de 20 mil hectares cada. O livro Partido da Terra busca dissecar quem são eles, que cargo possuem e quanta terra detêm.
Em sua obra, Alceu Luís Castilho busca revelar ao leitor o cruel cenário de divisão de terras no Brasil. Jornalista desde 1994, formado pela USP (Universidade de São Paulo), Castilho trabalhou por oito anos no jornal O Estado de S. Paulo. Castilho também foi fundador e editor-executivo da Agência Repórter Social, pela qual obteve diversos prêmios de jornalismo.


Partido da Terra 
Autor: Alceu Luís Castilho
Editora: Contexto
Quanto: R$ 29,90

Compre na Livraria Última Instância por R$ 23,92

Nenhum comentário:

Postar um comentário