> TABOCAS NOTICIAS : Os bons resultados já oferecidos pelo STF lavam a alma da Nação

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Os bons resultados já oferecidos pelo STF lavam a alma da Nação


O Supremo Tribunal Federal não é apenas a corte suprema de justiça, mas também é uma corte política. O modo como são escolhidos os ministros, por indicação política presidencial, e sua composição, comprovam isto.

. O que acontece é que neste julgamento do Mensalão, isto nunca foi tão evidente.

. A boa notícia é que o STF parece estar muito cioso da instância republicana que representa -  o último bastião da moralidade, da ética e da legalidade. Ele parece querer preservar isto e até ampliar sua influência.

. É como o editor lê estas condenações iniciais do ex-financeiro da campanha de Lula, Henrique Pizzolato, de Marcos Valério e dos seus dois sócios. Essa gente garantidamente cumprirá pena com privação de liberdade.

. O deputado João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara, líder nacional do PT, vai no mesmo caminho.

. Se ficasse por aqui, o julgamento do Mensalão já teria produzido seus efeitos, criando novas jurisprudências (lavagem de dinheiro) e novas interpretações (peculato), o que influenciará o comportamento de políticos de todos os matizes daqui para a frente.

. E isto que o julgamento mal começou.

. Na quarta-feira, o ministro Cesar Peluzzo dará seu voto sobre o primeiro dos oito itens em julgamento, o de número 3. Ainda votarão os ministros Ayres Brito, Marco Aurélio Melo, Celso Melo e Gilmar Mendes.

. Estão em julgamento, neste momento, apenas 4 dos 37 réus. 

. A cada dia que passa, amplia-se a evidência de que no processo do Mensalão falta um réu, o 38º e principal, o verdadeiro chefe da organização criminosa, o ex-presidente Lula. A rede de proteção que blinda Lula, mais hora ou menos hora irá desmoronar e ele será obrigado a prestar contas pelo que fez. Por Políbio Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário