> TABOCAS NOTICIAS : Parlamentares podem ter de renunciar ao mandato para assumir cargo no Executivo

sábado, 25 de agosto de 2012

Parlamentares podem ter de renunciar ao mandato para assumir cargo no Executivo


A Câmara analisa proposta que obriga a renunciar ao mandato o parlamentar que assumir o cargo de ministro, governador de território, secretário estadual, prefeito de capital ou chefe de missão diplomática temporária. A medida, que vale para senadores e deputados federais, distritais ou estaduais, está prevista na Proposta de Emenda à Constituição 198/12, do deputado Izalci (PR-DF).
Hoje, de acordo com a Constituição, o parlamentar que assumir qualquer um desses cargos mantém seu mandato e pode retornar ao cargo de origem. Pela proposta, os parlamentares continuam a poder assumir cargos no Executivo – para retornar ao Legislativo, contudo, deverão ser eleitos novamente para uma nova legislatura.
"Essa alteração legislativa fortalecerá o Poder Legislativo e a carreira parlamentar exclusivamente comprometida com a análise, discussão e produção de proposições legislativas, contribuindo para a especialização e a qualificação do trabalho parlamentar", argumentou Izalci. Por Carolina Pompeu Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário