> TABOCAS NOTICIAS : PE: Número de transplantes cresce 79% no estado

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

PE: Número de transplantes cresce 79% no estado

Pernambuco teve aumento de 79% no número de transplantes realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O dado é relativo aos primeiros quadrimestres deste ano e de 2011.

Neste ano, 481 transplantes foram realizados, enquanto que em 2011 ocorreram 268 cirurgias. Os órgãos que mais impulsionaram o desempenho dos transplantes no estado foram os de córnea e de rim, com índices de crescimento de 69% e 15%, respectivamente.

O estado tem 11,8 doadores para casa um milhão de  pessoas. São 31 equipes, uma central e quatro Organizações de Procura de Órgãos (OPOs) atuando em Pernambuco.

Ainda há 3.145 pessoas na fila de espera por um órgão. Atualmente, a maior espera está no transplante de rim. A segunda é a fila para operações de córnea, seguido pelos transplantes de fígado.

Facebook
O tema doação de órgãos também será debatido no Facebook. A rede social e o Ministério da Saúde  anunciaram segunda-feira (30) uma parceria para incentivar os transplantes no país.

A iniciativa visa estimular os usuários a expressarem seu desejo de ser um doador de órgãos. O objetivo é agregar e cadastrar possíveis doadores entre os mais de 37 milhões de usuários do Facebook no país.

Além disso, o Facebook passará a ter entre suas funcionalidades na Linha do Tempo a opção de o usuário expor seu desejo de doar órgãos. O internauta poderá adicionar a informação de que é doador e compartilhar sua história sobre quando, onde e porque decidiu se tornar um.

A gestora de qualidade Jennifer Mayrinck, 28 anos, se animou com a possibilidade de divulgar para os familiares e amigos o desejo de ser doadora. "Já faço campanhas com o tema com imagens no mural", afirmou. De http://www.diariodepernambuco.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário