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quinta-feira, 9 de agosto de 2012

TIM É CONDENADA A PAGAR R$ 24,8 MIL A CLIENTE

POR ÉPOCA NEGÓCIOS ONLINE
TIM foi condenada a pagar uma indenização de R$ 24,8 mil a uma cliente por danos morais. Segundo a Justiça de Mato Grosso, a empresa vinha derrubando de forma proposital as chamadas de usuários do plano Infinity. A decisão, a favor de Karen Marques de Oliveira, foi tomada pelo juiz Yale Sabo Mendes, do Quinto Juizado Especial Cível da Comarca de Cuiabá.
Na sentença, o juiz ressaltou que ficou comprovada a responsabilidade da Tim. Na terça-feira (07/08), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou um relatório apontando as irregularidades. 
Segundo o documento, 90% das chamadas com duração acima de 1,3 hora são desconectadas pela operadora. Quando o tempo é de menos de 11,7 minutos, cerca de 40% das ligações são desconectadas pela TIM. A análise utilizou uma amostragem de 600 ligações em um único dia, sendo 99% delas feitas por usuários do plano Infinity.
O desligamento para os usuários do "Plano Infinity" é quatro vezes superior ao dos usuários de outros planos.
O vice-presidente da TIM, Mário Girasole, negou as acusações da agência e disse que a empresa não derruba as ligações deliberadamente. "A TIM nega veementemente essa acusação de quedas propositais do Infinity", disse o executivo em audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado. "Uma derrubada deliberada de chamadas é fraude, é crime, e precisa ter respaldo técnico e documental de altíssima segurança para ser colocado nas costas de empresas", completou.
Segundo Girasole, o relatório contém erros básicos ao desprezar motivos de quedas nas ligações que não são culpa da operadora, como o fim da bateria dos aparelhos celulares, o deslocamento para áreas de sombra, o fim dos créditos pré-pagos, a reinicialização de smartphones ou mesmo as manutenções programadas nas redes.

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