> TABOCAS NOTICIAS : Usando faca e caneta, médico faz cirurgia e salva vida de idoso engasgado em churrascaria

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Usando faca e caneta, médico faz cirurgia e salva vida de idoso engasgado em churrascaria


Em uma churrascaria de Porto Alegre, cenas de filme no Dia dos Pais. Quando terminava o almoço, o empresário aposentado José Fernando Pires, de 81 anos, se engasgou com um pedaço de carne, tentou tossir, foi empalidecendo e os lábios arroxeando. 

Sua filha, a química Maria Cristina Pires, de 51 anos, pediu ajuda aos cerca de 80 clientes no local. Por sorte, o cirurgião-geral Luciano Bastos Moreira, de 64 anos, almoçava no local.

Ele tentou fazer Pires cuspir a carne, mas não teve jeito. O homem desmaiou. O médico perguntou à mulher e à filha do aposentado se podia fazer uma cirurgia de emergência. Elas autorizaram.

Usando uma faca de serra, o cirurgião cortou cerca de dois centrímetros do pescoço do idoso. Depois, usou o tubo de uma caneta sem carga como canudo para deixar o ar passar. Deu certo. A traqueostomia improvisada salvou a vida do empresário.

– "Foi emocionante, o pessoal ficou torcendo para que tudo desse certo e bateu palmas. Ele (Pires) deu tchau para nós quando entrava na ambulância", disse Jorge Aita, dono do Restaurante e Churrascaria Santo Antônio.

Levado pelo Samu ao Pronto Socorro (HPS), o aposentado teve o pedaço de carne retirado, mas sem a necessidade de nova cirurgia. Depois de transferido ao Hospital Ernesto Dornelles, Pires recebeu alta e, no fim da tarde de domingo, já estava em casa.

À noite, recebeu a visita do médico que lhe salvou a vida. Os dois se reencontraram com um abraço emocionado. "Os agradecimentos que tenho a fazer não pagam", disse Pires, ao diário porto-alegrense Zero Hora.  Foto: Jean Schwarz -Fonte: Marco Eusébio      

Nenhum comentário:

Postar um comentário