> TABOCAS NOTICIAS : 05 DE SETEMBRO

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

05 DE SETEMBRO


5 de Setembro – Dia da Amazônia


A Floresta Amazônica Brasileira é uma das regiões mais ricas do mundo devido a sua diversidade biológica. O clima, a flora e a fauna da Amazônia são muito sensíveis e por isso existe uma grande preocupação quanto ao desenvolvimento sustentável da região.

Para conscientizar a população sobre a importância da Floresta Amazônica Brasileira foi criado o Dia da Amazônia. Esta data comemorativa pretende promover a preservação ambiental e sustentabilidade da floresta amazônica brasileira, além de uma fiscalização mais rígida na região para diminuir a destruição e desmatamento da região.
A data escolhida para comemorar o dia da Amazônia é dia 5 de setembro, em homenagem a criação da Província do Amazonas, em 1850 por D.Pedro II.
A Amazônia é a maior floresta tropical do planeta. Ela ocupa dois quintos da América do Sul e metade do território brasileiro, abrangendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte dos estados do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.
Não é só o tamanho da floresta que impressiona. Ela também é rica em minerais, espécies vegetais e animais, além de guardar cerca de um quinto das reservas de água doce do mundo (graças ao grande volume de água dos seus rios). Ao absorverem carbono, suas árvores contribuem para o equilíbrio do clima mundial. Tudo isso mais a variedade de solos, altas temperaturas e muita chuva faz com que a Amazônia seja um ecossistema auto-sustentável, isto é, capaz de se manter com seus próprios recursos.
Apesar de toda a grandeza da Amazônia, seu solo tem baixa fertilidade. Por isso não adianta derrubar suas árvores para investir na agricultura e em pastos para o gado. Sem a cobertura vegetal para proteger, a água da chuva carrega os nutrientes do solo e o empobrece.
Desmatamentos, disputas pelo domínio de suas terras, caça e pesca sem controle e contrabando de animais e de plantas ameaçam a sobrevivência da floresta e impedem a utilização correta de seus recursos para o bem da humanidade. O melhor que temos a fazer é proteger a Amazônia.
Na Amazônia estão 50% de todas as espécies do planeta. Estima-se que a região possui:
- 50 mil espécies de plantas;
- 3 mil espécies de árvores;
- 1.200 espécies de aves;
- 320 espécies de mamíferos;
- 3 mil espécies de peixes;
- 400 espécies de anfíbios;
- 300 espécies de répteis e
- 10 milhões de espécies de insetos.
Fonte: IBGE / Smart Kids / Philips Sustentabilidade

5 de Setembro – Dia do Oficial de Farmácia


Lei número 5.157 de 21/10/1966

A primeira convenção dos oficiais de farmácia – outro nome para os responsáveis técnicos de uma drogaria – aconteceu no dia 5 de setembro de 1953, na Biblioteca Municipal de São Paulo. Por isso, o farmacêutico Cid César do Amaral teve a ideia de homenagear a categoria nessa data.
O oficial de farmácia, inscrito no Conselho Regional de Farmácia, pode ser o responsável técnico por uma drogaria.
As pessoas costumam confundir os termos farmácia e drogaria. Segundo a lei, as farmácias, são ou podem ser responsáveis por manipulação e formulação de medicamentos, fato que, obviamente, exige a presença constante do profissional de formação universitária, ou seja, o farmacêutico. Nas drogarias, vendem-se medicamentos em suas embalagens originais, em sua maioria preparadas por laboratórios. Por lidar com embalagens fechadas e que, portanto, não foram manipuladas ali, nas drogarias pode haver a presença de um oficial de farmácia.
Fonte: IDISA / Livro A Origem de Datas e Festas


Nascida em 1753 na comunidade de Sullkawi del Ayllu, Bartolina Sisa sempre conviveu com a repressão do governo espanhol, que há dois séculos havia invadido o continente americano.

Ao se casar com o aymara Tupac Katari, Bartolina continuou trabalhando com comércio. Por isso, teve a oportunidade de acompanhá-lo em conversas com os revolucionários indígenas peruanos como Tupac Amaru, de origem quechua, e sua companheira Micaela Bastidas, afro-quechua, com quem discutiu estratégias de luta para a libertação dos povos.
Diante da situação de escravidão nas fazendas e minas espanholas, responsável pelo genocídio dos povos originários da região, Katari e Amaru decidiram reivindicar o restabelecimento da Nação Andina. Como resultado de seus debates, planejaram uma guerra que recrutou mais de 150 mil indígenas entre os territórios do Peru e Bolívia. Leia mais em Fonte: Mercosul & CPLP / Wikipédia


Nenhum comentário:

Postar um comentário