> TABOCAS NOTICIAS : 10 DE SETEMBRO

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

10 DE SETEMBRO


10 de Setembro – Dia Mundial de Prevenção do Suicídio – World Suicide Prevention Day


10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, uma iniciativa da Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio, em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Quando a Organização Mundial de Saúde revelou que aproximadamente três mil pessoas se matam por dia; que esse número cresceu 60% nos últimos 50 anos, especialmente nos países em desenvolvimento; e que o suicídio já é uma das três principais causas de morte entre os jovens e adultos de 15 a 34 anos, poucos veículos de comunicação se interessaram em abrir espaço para essas informações.
Talvez tenha prevalecido a tese de que qualquer menção ao suicídio na mídia possa fomentar a ocorrência de novos casos. O risco de fato existe quando se explora o assunto de forma sensacionalista, dando visibilidade a detalhes mórbidos que possam inspirar a repetição do gesto fatal. Mas a própria OMS recomenda enfaticamente a veiculação através da mídia, de informações que ajudem na prevenção do suicídio, como já se faz em relação à dengue, hanseníase, tuberculose, AIDS, câncer de mama e outras doenças.
World Suicide Prevention Day on 10 September promotes worldwide commitment and action to prevent suicides. On average, almost 3000 people commit suicide daily. For every person who completes a suicide, 20 or more may attempt to end their lives.
The sponsoring International Association for Suicide Prevention, the co-sponsor WHO and other partners advocate for the prevention of suicidal behaviour, provision of adequate treatment and follow-up care for people who attempted suicide, as well as responsible reporting of suicides in the media.
At the global level, awareness needs to be raised that suicide is a major preventable cause of premature death. Governments need to develop policy frameworks for national suicide prevention strategies. At the local level, policy statements and research outcomes need to be translated into prevention programmes and activities in communities. Fonte: Alto Comissariado da Saúde / ABP Brasil / WHO

PRIMEIRO JORNAL BRASILEIRO - FUNDAÇÃO 10 DE SETEMBRO


A imprensa brasileira nasceu oficialmente no Rio de Janeiro em 13 de maio de 1808, com a criação da Impressão Régia, hoje Imprensa Nacional, pelo príncipe-regente dom João.

A Gazeta do Rio de Janeiro, o primeiro jornal publicado em território nacional, começa a circular em 10 de setembro de 1808, impressa em máquinas trazidas da Inglaterra. Órgão oficial do governo português, que se tinha refugiado na colônia americana, evidentemente o jornal só publicava notícias favoráveis ao governo.

Porém, no mesmo ano, pouco antes, o exilado Hipólito José da Costa lançara, de Londres, o Correio Braziliense, o primeiro jornal brasileiro — ainda que fora do Brasil. O primeiro número do Correio Braziliense é de 1 de junho de 1808, mas só chega ao Rio de Janeiro em outubro, onde tem grande repercussão nas camadas mais esclarecidas, sendo proibido e apreendido pelo governo. Até 1820, apenas a Gazeta (e revistas impressas na própria Imprensa Régia) tinham licença para circular. Em 1821, com o fim da proibição, surge o Diário do Rio de Janeiro.

Enquanto o jornal oficial relatava "o estado de saúde de todos os príncipes da Europa, (...) natalícios, odes e panegíricos da família reinante", o do exilado fazia política. Embora (diferentemente do que muito se divulga) não pregasse a independência do Brasil e tivesse um posicionamento político por vezes conservador, o Correio Braziliense foi criado para atacar "os defeitos da administração do Brasil", nas palavras de seu próprio criador, e admitia ter caráter "doutrinário muito mais do que informativo". Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/07/primeiro-jornal-brasileiro-fundacao-10.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário