> TABOCAS NOTICIAS : 12 DE SETEMBRO

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

12 DE SETEMBRO

12 de Setembro – Dia do Técnico Têxtil

No dia 12 de setembro de 1982, na Assembleia Geral do X Congresso Nacional de Técnicos Têxteis em Fortaleza-Ceará, por uma moção do técnico têxtil Roberto Armando Grossi, de São Paulo, foi instituído o Dia do Técnico Têxtil.
O Técnico Têxtil pode atuar em estamparias e tinturarias e no fornecimento de produtos químicos para os setores têxtil e de confecções, participando das etapas da cadeia têxtil, como fiação, tecelagem, acabamento, malharia e confecção.
Os técnicos têxteis desempenham atividades relacionadas à fabricação e ao tratamento de fibras (naturais, artificiais e sintéticas), fios e tecidos. Sob a supervisão de engenheiros de produção, têxteis e mecânicos, podem atuar desde a etapa inicial de aquisição da matéria-prima até a etapa correspondente ao controle de qualidade. Durante o processo de fiação, desenvolvem atividades relacionadas à especificação de características de insumos e controle das propriedades de resistência dos fios. Quanto ao beneficiamento de fios e tecidos, definem processos e controlam as operações de elaboração das misturas, tingimento, impermebialização ou estamparia. Participam da etapa de tecelagem, controlando equipamentos industriais ou mesmo teares manuais que produzem tecidos conforme a característica da peça que será confeccionada posteriormente.
Para ser um técnico têxtil é necessário fazer um curso técnico na área têxtil, que possibilite atuar no controle da qualidade e em todas as fases do processo de produção. Vale destacar que, segundo a Lei Federal número 9.394/96 – LDB, o aluno poderá estar cursando o ensino médio e, concomitantemente, fazer o curso técnico. Fonte: ABTT Associação Brasileira de Técnicos Têxteis / Portal SENA
12 de Setembro – Dia da Seresta
Comemorado na data do aniversário do ex-presidente Juscelino Kubitschek, o dia da Seresta resgata a tradição de música e poesia que caracteriza uma cidade. O ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira nasceu no dia 12 de setembro de 1902, em Diamantina (MG).
Seresta foi um nome surgido no século XX, no Rio de Janeiro, para rebatizar a mais antiga tradição de cantoria popular das cidades: a serenata.
A seresta jamais representou uma atividade isolada no contexto musical do País. O estilo escolhido para uma atividade de seresta pode ficar a critério ou ao gosto dos apreciadores. O que predomina é a linha melódica romântica, suave e envolvente. Na seresta vários ritmos podem entrecruzar-se que, com arranjos devidamente adaptados, prestam-se perfeitamente a uma adorável serenata. Fonte: Conversa com a FAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário