> TABOCAS NOTICIAS : 16 DE SETEMBRO

domingo, 16 de setembro de 2012

16 DE SETEMBRO


16 de Setembro – Dia Internacional Para a Preservação da Camada de Ozônio – International Day for the Preservation of the Ozone Layer

Em 16 de setembro de 1987, 46 países assinaram um documento chamado “Protocolo de Montreal” no qual se comprometiam a parar de fabricar o gás Clorofluorcarbono (CFC), apontado como o maior responsável pela destruição da camada de ozônio na estratosfera.

Para comemorar o feito, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou a data como Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio.
Mesmo com a queda do consumo de CFC em 76% no mundo todo, observada entre os anos de 1988 e 1995, o gás é comercializado no mercado negro, movimentando entre 20 e 30 mil toneladas por ano.
A expressão “efeito estufa” vem sendo usada equivocadamente para falar apenas da destruição da camada de ozônio que envolve o planeta. Mas, na verdade, a camada de ozônio já é o efeito estufa, só que no sentido positivo.
Do mesmo jeito que o vidro de uma estufa mantém as flores e as plantas numa temperatura amena, certos gases da atmosfera tendem a captar o calor do sol, como se fossem o telhado de vidro de uma estufa. Esse efeito natural ajuda a manter a terra numa temperatura fresca, agradável.
O problema é que certas atividades humanas produzem alguns “gases de efeito estufa” negativos: o dióxido de carbono, por exemplo, que sai dos canos de descarga dos carros.
The United Nations’ (UN) International Day for the Preservation of the Ozone Layer is celebrated on September 16 every year. This event commemorates the date of the signing of the Montreal Protocol on Substances that Deplete the Ozone Layer in 1987. Fonte : IBGE Teen / Timeanddate

16 de Setembro – Dia Nacional do Caminhoneiro

O Vice-Presidente da República, José Alencar Gomes da Silva, no exercício do cargo de Presidente da República, sancionou a Lei número 11.927, em 17 de abril de 2009, instituindo o dia 16 de setembro como o Dia Nacional do Caminhoneiro.

Este dia é uma homenagem àqueles que passam a maior parte de suas vidas na estrada; àqueles a quem não importa se é domingo, natal ou ano novo: o caminhoneiro trabalha a serviço da eficiência de entrega de mercadorias e, para cumprir seus prazos, acaba sacrificando muitos de seus dias e, não raro, sua família.
Tanto tempo na estrada e o caminhoneiro ainda mostra um imenso apego aos entes queridos, muitas vezes homenageados pelas famosas “frases de caminhão”. Não é difícil avistarmos um caminhão na estrada com frases de amor para a esposa e os filhos do caminhoneiro. A fé religiosa também é explícita em inscrições que fazem alusão à Cristo e a Deus. Solitário nas estradas, o caminhoneiro se apega às crenças para conseguir cumprir sua jornada.
A questão da logística, uma vez que muitas das principais áreas agrícolas estão longe dos portos e os canais de escoamento se encontram saturados, está praticamente nas mãos do caminhoneiro: enfrentar estradas lotadas é uma realidade desse profissional. Dependem deles as valiosas cargas da agricultura: um atraso imprevisto pelo motorista pode significar a perda de uma colheita inteira.
Muitas vezes o caminhoneiro ainda tem de lidar com a falta de infra-estrutura das estradas brasileiras. Ao parar em uma barreira, podem ficar horas sem banheiro, lugar para comer ou descansar. É uma vida dura, mas levada bravamente por esses homens da estrada.
Fonte: JusBrasil Legislação / CCJ / Revista Caminhoneiro / Na Mão Certa

Nenhum comentário:

Postar um comentário