> TABOCAS NOTICIAS : 19 DE SETEMBRO

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

19 DE SETEMBRO

19 de Setembro – Dia do Ortopedista

O Dia do Ortopedista é comemorado no dia 19 de setembro em homenagem à Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, fundada em 19 de setembro de 1935.

Ortopedia é o ramo da Medicina que trata das alterações e doenças em músculos, ossos, articulações ou ligamentos, ou seja, do aparelho locomotor, sejam elas congênitas, desde o nascimento, ou desenvolvidas durante a vida do paciente por causa dos maus hábitos posturais.
Esta especialidade desenvolveu-se pela necessidade de corrigir deformidades, restabelecer uma função e aliviar a dor. Os cirurgiões ortopédicos desenvolveram a habilidade de prevenir perdas importantes de função e, por outro lado, realmente prevenir mortes inevitáveis. Eles buscam a perfeição da sua arte, assegurando ao paciente alcançar sua melhor condição no menor período de tempo pelo método mais seguro possível.
Embora não exista nenhuma informação histórica escrita, o homem primitivo nos provê com os seus fósseis. Estes mostram que os problemas ósseos que conhecemos hoje existiram em tempos primitivos, conseqüentes a causas ambientais que, para muitas de nossas doenças atuais comuns, parecem improváveis. Foram encontradas evidências de ossos fraturados em que a união aconteceu em um bom alinhamento. É inevitável que em alguma fase, homem primitivo tenha criado uma tala muito rudimentar e, a partir daí, suas vantagens foram reconhecidas.
No Egito foram achadas talas em múmias feitas de bambu, cana, madeira ou late, acolchoadas com linho. Também há evidência do uso de muletas, com o mais antigo registro conhecido do uso de uma muleta feito em uma escultura de 2830 a.C., na entrada de um portal na tumba de Hirkouf. Na Grécia, Hipócrates, considerado o pai da Medicina, sistematizou e compreendeu as fraturas.
O início do século XX pode ser considerado um marco decisivo para a Ortopedia. A descoberta dos Raios-X assinalou o começo dos anos 1900 e a própria Ortopedia começava a ser vista como uma especialidade autônoma. Fonte: HGBnet / Sociedade de Ortopedia e Traumatologia do RS

19 de Setembro – Dia Internacional de Falar Como Um Pirata – International Talk Like a Pirate Day

19 de setembro é o Dia Internacional de Falar Como um Pirata. O dia foi criado em 1995 e, segundo seus inventores, Ol’ Chumbucket (John Baur) e Cap’n Slappy (Mark Summers) é a data em que todo mundo deve adotar o vocabulário típico de um pirata. Até porque, acrescentam, é a única chance que as pessoas tem para fazer isso sem serem consideradas malucas.

É uma data um pouco difícil de comemorar aqui no Brasil, pois na nossa história há incidentes com índios, bandeirantes, jesuítas, escravos, revolucionários, cangaçeiros, mas não há registros importantes de piratas.
Para os brasileiros é realmente difícil verter o português para o “piratês”. Por isso a brincadeira funciona muito melhor com o inglês, língua na qual foi planejada.
Isso acontece porque há regras gramaticais que não tem uma tradução precisa. Substituir “you” por “me harty”, por exemplo, não é a mesma coisa que transformar “você” em “meu coração” (o que ficaria delicado demais para um pirata, convenhamos). Leia mais em Fonte: Vírgula / On the Rocks / Society Events

Nenhum comentário:

Postar um comentário