> TABOCAS NOTICIAS : 20 DE SETEMBRO

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

20 DE SETEMBRO


20 de Setembro – Dia da Revolução Farroupilha / Dia do Gaúcho

20 de setembro é a data máxima para os gaúchos. Neste dia celebram-se os ideais da Revolução Farroupilha, que tinha como objetivo propor melhores condições econômicas ao Rio Grande do Sul.
O estado do Rio Grande do Sul vivia basicamente da pecuária extensiva e da produção de charque, que era vendido para outras regiões do País. No início do século XIX, a taxação sobre o charque gaúcho tornava o produto pouco competitivo, e logo o charque proveniente do Uruguai e da Argentina passou a abastecer esta demanda.
Alguns estancieiros, em sua maioria militares, propuseram ao Império Brasileiro novas alíquotas para seu produto, a fim de retomar o mercado perdido para os vizinhos do Prata. A resposta não foi nada satisfatória. Indignados com o descaso da Corte e cansados de ser usados como escudo em várias guerras na região, os gaúchos pegaram em armas contra o Império. Leia mais em Fonte: Portoweb

20 de Setembro – Dia do Engenheiro Químico

A Engenharia Química é o ramo da Engenharia ligado aos processos industriais de alta tecnologia, que transformam as matérias-primas em diversos produtos de interesse humano, principalmente na área de saúde.

Os profissionais têm por função elaborar, executar e controlar projetos de instalação e expansão de indústrias químicas. Cabe ao engenheiro químico também organizar, dirigir e fiscalizar a produção de materiais para a fabricação de produtos e pesquisar a transformação físico-química das substâncias, reduzindo-as a escalas comerciais – por exemplo, a fabricação de produtos químicos derivados de petróleo, metais, minérios, produtos alimentares e sintéticos.
Pela própria natureza de sua formação, que combina princípios da matemática, química, física e biologia com técnicas da engenharia, os profissionais da engenharia química têm sido considerados um dos mais versáteis de todos os engenheiros.
Seus campos de atuação mais frequentes são as indústrias dos setores de química e petroquímica, açúcar e álcool, fármacos e química fina, alimentos e bebidas, papel e celulose, materiais de construção, plásticos, refratários e cerâmicos, fertilizantes, tintas e vernizes, cosméticos e perfumes.
Nesse contexto, o engenheiro químico pode se ocupar de áreascomo engenharia de processos e de produção, engenharia ambiental, bioengenharia, engenharia de segurança, pesquisa e desenvolvimento, gerência de tecnologia e economia de processos, vendas técnicas e áreas financeiras. Fonte: Revista do Confea / CREA Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário