> TABOCAS NOTICIAS : 27 DE SETEMBRO

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

27 DE SETEMBRO


27 de Setembro – Dia Mundial do Turismo – World Tourism Day

O Dia Mundial do Turismo foi instituído pela Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo.

O turismo é uma atividade geradora de inúmeros serviços. Hospedagem, alimentação, transporte e entretenimento são alguns setores que se beneficiam do movimento trazido pelo turismo e muitas vezes são preparados para operar exclusivamente em função deste ramo. Isto pode ser muito vantajoso, pois o turismo atrai investimentos, gera empregos e permite o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população.
Fazer turismo sempre soa como algo agradável e divertido. Pode também acrescentar-nos cultura e conhecimentos sobre lugares diferentes, com novos hábitos e costumes, ou ainda é sinônimo de aventura. Existe também o turismo de negócios e congressos, principalmente nas cidades grandes. O Brasil atende a todas estas modalidades de turismo e registra um grande crescimento relativo ao setor.
Since 1980, the United Nations World Tourism Organization has celebrated World Tourism Day on September 27. This date was chosen as on that day in 1970, the Statutes of the UNWTO were adopted. The adoption of these Statutes is considered a milestone in global tourism. The purpose of this day is to raise awareness on the role of tourism within the international community and to demonstrate how it affects social, cultural, political and economic values worldwide. Fonte : Paulínia em Foco / Wikipédia

27 de Setembro – Dia Nacional da Doação de Órgãos

Data instituída pela Lei número 11.584 de 28 de novembro de 2007.

Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), cerca de 70 mil brasileiros ainda aguardam por um transplante. O assunto é cercado por mitos que colaboram para o desconhecimento da população e, por consequência, para os baixos índices de adesão à causa.
O passo principal para você se tornar um doador é conversar com a sua família e deixar bem claro o seu desejo. Não é necessário deixar nada por escrito. Porém, os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte. A doação de órgãos é um ato pelo qual você manifesta a vontade de que, a partir do momento da constatação da morte encefálica, uma ou mais partes do seu corpo (órgãos ou tecidos), em condições de serem aproveitadas para transplante, possam ajudar outras pessoas.
Depois de diagnosticada a morte encefálica, o médico do paciente, da Unidade de Terapia Intensiva ou da equipe de captação de órgãos deve informar de forma clara e objetiva que a pessoa está morta e que, nesta situação, os órgãos podem ser doados para transplante.
Órgãos que podem ser doados: córneas, coração, pulmão, rins, fígado, pâncreas, ossos, medula óssea, pele e valvas cardíacas.
Segundo a nova Lei número 10.211, de 23 de março de 2001, as manifestações de vontade à doação de tecidos, órgãos e partes do corpo humano, após a morte, que constavam na Carteira de Identidade Civil e na Carteira Nacional de Habilitação, perderam sua validade a partir do dia 22 de dezembro de 2000. Isto significa que, hoje, a retirada de órgãos/tecidos de pessoas falecidas para a realização de transplante depende da autorização da família. Sendo assim, é muito importante que uma pessoa, que deseja após a sua morte, ser uma doadora de órgãos e tecidos comunique à sua família sobre o seu desejo, para que a mesma autorize a doação no momento oportuno. Fonte: Dji / Blog Controvérsia / Revista Vigor

27 de Setembro (Data Móvel) – Dia Marítimo Mundial – World Maritime Day

Comemora-se em todo o mundo o Dia Marítimo Mundial, na última semana de setembro, estabelecido pelas Nações Unidas com a finalidade de manter e melhorar a segurança e eficiência das operações marítimas internacionais e para prevenir a contaminação marinha ocasionada por navios, especialmente por descargas ilegais que são altamente perigosas e tóxicas.

O transporte marítimo, como sabemos, é uma das atividades indispensáveis na vida econômica do mundo.
Every year IMO celebrates World Maritime Day. The exact date is left to individual Governments but is usually celebrated during the last week in September. The day is used to focus attention on the importance of shipping safety, maritime security and the marine environment and to emphasize a particular aspect of IMO’s work.
The  World Maritime Day theme for 2012 is “IMO: One hundred years after the Titanic”, which will focus on the Organization’s roots and raison d’être, i.e. safety of life at sea.
The traditional diplomatic reception to celebrate the Day will be held at IMO Headquarters on 27 September 2012. Fonte: Portal Ambiente / IMO
DIA DE COSME E DAMIÃO

Nas proximidades do dia 27 de setembro, é comum encontrar, pelas ruas da Bahia, crianças, adultos , a espera de um prato de caruru, aliás, na Bahia, não se diz São Cosme e São Damião e sim São Cosme e Damião), para o caruru dos santos. A dupla imagem de madeira ou uma simples gravura emoldurada é exposta numa caixa enfeitada em papel de seda colorido, envolta em fitas e cheia de flores, rosas ou flores de laranjeira, muitas vezes. Não se pode comemorar santos tão populares nos lares baianos sem que se peça esmola para a missa.

São Cosme e São Damião são dois santos orientais, provavelmente martirizados em Egéia, Cilícia, Ásia Menor, região da atual Turquia, a 27 de setembro de 287, durante a perseguição do imperador Diocleciano (284-305). Historicamente, pouco se sabe sobre a vida destes dois irmãos médicos e, segundo a tradição, gêmeos. Seus restos mortais foram levados para Roma, durante o pontificado de João Félix, e depositados na igreja que tem seus nomes. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/07/dia-de-cosme-e-damiao-27-de-setembro.html

DIA DO ENCANADOR
O encanador é um profissional extremamente importante. É responsabilidade dele fazer instalações de sistemas de tubulações para possibilitar a condução de ar, água, gás, vapor, petróleo e outros fluidos, a indústria, residências e outros locais, assim como a implantação de redes de esgotos e outras similares. 

Durante a execução dos alicerces, o encanador coloca tubos de esgoto e, enquanto a laje está sendo concretada, instala o encanamento. Muitos encanadores sãoempregados fixos em grandes empresas ou na prefeitura. Outros são autônomos, atendendo chamados, nos apartamentos e casas residenciais e comerciais.

Os serviços que um encanador executa são: a instalação dos canos para a ligação de água e esgoto, instalação de banheiros e cozinhas com pontos de água quente e fria, rede interna de esgoto, lavatório, chuveiro, vaso sanitário, bidê ou ducha higiênica, colocação de peças sanitárias, pias, tanques e torneiras.





Nenhum comentário:

Postar um comentário