> TABOCAS NOTICIAS : Brasil firma parceria para enviar 101 mil bolsistas aos EUA

domingo, 9 de setembro de 2012

Brasil firma parceria para enviar 101 mil bolsistas aos EUA


O programa Ciência sem Fronteiras vai enviar 101 mil bolsistas para universidades dos Estados Unidos. Em contrapartida, o Brasil vai receber parte dos 100 mil estudantes de graduação, pós-graduação, doutorado e pesquisadores estadunidenses que farão intercâmbio na América Latina e Central.
A parceria foi firmada no dia 31 de agosto entre o Ministério da Educação e representantes de 66 instituições de ensino superior dos Estados Unidos que estão no Brasil para participar de feiras organizadas pela Education USA em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. A Education USA cuida da concessão das bolsas de estudo nos Estados Unidos.
Na assinatura do termo de cooperação, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que os Estados Unidos são líderes no que diz respeito à educação de qualidade, especialmente nas áreas prioritárias do programa de concessão de bolsas, como engenharias, tecnologias, ciência da computação, astronomia e produção de fármacos.
Segundo o ministro, o Ciência sem fronteiras pretende firmar parcerias que possibilitem aos estudantes brasileiros fazer estágios em empresas dos Estados Unidos que mantenham operações no Brasil. "Essa medida cria uma identidade com a empresa, gera um interesse mútuo de aprendizado", disse Mercadante.
Idioma
O próximo passo do programa será a aplicação de 150 mil exames de proficiência em inglês para os estudantes que pleiteiam vagas no Ciência sem Fronteiras. Mercadante afirmou que o idioma é um dos principais obstáculos dos alunos. "Vamos identificar os alunos que estão próximos de obter a aprovação e vamos dar prioridade a esses alunos, montando uma estrutura de oferta de cursos de inglês nas universidades federais", disse. Neste primeiro momento, devem ser beneficiados entre 7 mil e 10 mil estudantes.
Outra medida anunciada pelo ministro é o interesse em criar paralelamente às Olimpíadas e às Paralímpiadas do Rio, em 2016, a 1ª Olimpíada do Conhecimento da Juventude reunindo as principais áreas do conhecimento. "Esta seria uma herança deixada pelo Brasil para estimular o espírito olímpico no esporte e na salas de aula".
Ao todo, universidades de 12 países fazem parceria com o Brasil. Os estudantes interessados em concorrer a bolsas do Ciência sem Fronteiras devem acessar o site do programa até o dia 14 de setembro. De Agência Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário