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domingo, 16 de setembro de 2012

Canções da trilha de Avenida Brasil são adaptadas e viram jingles de campanhas em todo o país


Josué Nogueira - Diário de Pernambuco
Atire a primeira pedra quem nunca cantarolou por aí “eu quero tchu, eu quero tchá…” ou quem ficou indiferente ao refrão “assim você mata o papai, ai, ai, ai, ai”. Os dois versos são de músicas da trilha sonora da novela Avenida Brasil, da TV Globo, e, como tudo o que se refere à atração, viraram sucesso. E, claro, por terem melodias fáceis e massificadas pela emissora de maior audiência no país, tomaram de assalto a campanha eleitoral deste ano.

Autorizados ou não pelos compositores, candidatos a prefeito e a vereador de Norte a Sul do país estão nas ruas pedindo votos ao som dos hits que embalam cenas de Carminha, Tufão, Suelen e companhia. Adaptados de acordo com o interesse de cada concorrente, funcionam como cabos eleitorais competentes. No Youtube, são mais de 590 registros de jingles baseados nas músicas do folhetim. Não é exagero afirmar que o corpo a corpo transformou o Brasil num imenso Divino, o fictício bairro onde se desenrola a trama das 21 horas.

Em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, a campanha de José Serra (PSDB) tem Eu Quero Tchu, Eu Quero Tchá como jingle. O tucano, que concorre à prefeitura da capital paulista, pagou à Globo para utilizar o megassucesso. Porém, por vias legais ou não, a composição tornou-se elemento onipresente em eventos eleitorais. Onde tem alguém em busca de mandato lá estão os versos em anuncicletas e carros de som.

O autor do hit, o paraibano de Campina Grande Shylton Fernandes, diz ter consciência que a sua criação é a grande sensação da campanha. Mas, ao mesmo tempo, considera impossível impedir a disseminação. “A música está numa novela bem-sucedida e passou a tocar no país inteiro. Era de se esperar essa grande repercussão”, observou, em entrevista por telefone. Ele informa que a Som Livre, braço musical da Globo, responde pela comercialização da composição e que os advogados da empresa cuidam dos direitos.

Sucesso e os riscos da música

O autor de Eu quero tchu… viveu uma guinada na carreira em setembro do ano passado, quando postou no Youtube um vídeo em que cantava a música com sua banda, a Forró Safado. Logo em seguida, o jogador Neymar, comemorou um gol fazendo a coreografia do clipe. A imagem correu o Brasil, a música foi regravada pela dupla goiana João Lucas & Marcelo e entrou na novela. Até a Fiat já utilizou a canção num comercial. “Estou vivendo um momento muito bom. As portas foram abertas. Sei que é difícil controlar o uso, mas não posso negar que quanto mais tocar, melhor para mim”, disse.

Além da composição de Shylton, o tema da abertura da novela “Vem dançar com tudo” (ou Oi, oi, oi), “Assim você mata o papai” (tema de Leleco, cantada por Sorriso Maroto), Correndo atrás de mim (tema de Suelen, da banda Aviões do Forró), Cachorro Perigoso (tema de Darkson, do grupo Tchê Garotos) estão no topo das paradas da campanha. Todas estão (ou estiveram) nas listas das mais executadas no país. Segundo o músico pernambucano Jau Melo, quanto maior o sucesso maior a chance de a canção ser adaptada. Hoje em dia, diz, programas de computador permitem a retirada da voz original e o aproveitamento da base.

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