> TABOCAS NOTICIAS : CRISE: Fundo de 18 bilhões de euros será suficiente para resgatar regiões, diz Madri

sábado, 1 de setembro de 2012

CRISE: Fundo de 18 bilhões de euros será suficiente para resgatar regiões, diz Madri

AFP - Agence France-Presse
O ministro espanhol de Economia, Luis de Guindos, afirmou nesta sexta-feira que o fundo de 18 bilhões de euros criado pelo Estado central será "suficiente" para respaldar as regiões, que multiplicaram nos últimos dias as solicitações de ajuda financeira.

Segundo De Guindos, o pedido total de 9,5 bilhões de euros formulado por Catalunha e Valência estava incluído nas projeções e nos cálculos feitos e portanto não houve nenhuma surpresa.

A região de Valência anunciou na quinta-feira que pedirá uma ajuda financeira ao Estado central de mais de 4,5 bilhões de euros, dois dias depois de um pedido similar de 5,023 bilhões de euros feito pela Catalunha. A região de Murcia também disse que necessitaria de 300 milhões de euros.

Estes anúncios chegam em um momento no qual a Espanha se encontra na mira dos mercados, que temem que o país não conseguirá obter as captações necessárias para arcar com o vencimento de títulos da dívida em outubro, o que obrigaria a nação a pedir um resgate financeiro.

Os economistas acreditam que haverá mais solicitações de ajuda de outras regiões, debilitadas desde o estouro da bolha imobiliária, em 2008.

Para atender a estes pedidos, o governo espanhol criou em julho um fundo de liquidez de 18 bilhões de euros, dos quais 6 bilhões provém da loteria nacional, enquanto que outros 8 bilhões serão aportados por entidades financeiras e 4 bilhões pelo Tesouro Público. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário