> TABOCAS NOTICIAS : Eleitor vota "às cegas", diz juiz que ajudou a criar Ficha Limpa

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Eleitor vota "às cegas", diz juiz que ajudou a criar Ficha Limpa


Fábio Brandt Do UOL, em Brasília
Os brasileiros votam “às cegas” e a democracia do país está em risco por causa da falta de transparência nas contas de campanhas eleitorais. A afirmação é do juiz Márlon Reis, um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa.
“Nós estamos ainda longe de poder dizer que os eleitores sabem o que está por trás das candidaturas antes de votar”, disse Reis no “Poder e Política”, projeto do UOL e da Folha conduzido pelo jornalista Fernando Rodrigues. A gravação ocorreu em 10 de setembro no estúdio do grupo Folha em Brasília.
Tentando resolver a situação, Reis iniciou um movimento para fazer com que os candidatos revelem os nomes de todos seus doadores antes da eleição. O juiz já está exigindo essasinformações dos candidatos que concorrem nas cidades sob sua jurisdição, no interior do Maranhão (João Lisboa, Buritirama e Senador La Rocque).
Quando os candidatos dizem que receberam uma doação do próprio partido, Reis quer que também informem de onde o partido obteve o recurso –atualmente, declarar a doação como proveniente do partido é uma das artimanhas usadas por políticos para ocultar o nome de seus financiadores.
Segundo o juiz Reis, as entidades que integram o MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral) –o mesmo que ajudou a criar a Lei da Ficha Limpa– podem apresentar uma ação declaratória de inconstitucionalidade contra a lei que permite aos políticos divulgar suas contas completas só depois de eleitos. “Nós já temos uma Constituição da República que estabelece o princípio da publicidade (...) Uma democracia não combina com obscuridade”, declara.
O propôs também que as contas de campanha sejam prestadas em tempo real e que as informações fiquem disponíveis online, incluindo os nomes dos doadores.
Na entrevista, Márlon Reis disse que a Lei da Ficha Limpa “pegou” e que tem sido bem aplicada, apesar de a Justiça ainda cometer erros ao permitir que alguns políticos fichas-sujas participem das eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário