> TABOCAS NOTICIAS : JUAZEIRO-BA: Fenômeno meteorológico cria arco-íris em torno do Sol

domingo, 2 de setembro de 2012

JUAZEIRO-BA: Fenômeno meteorológico cria arco-íris em torno do Sol


Um fenômeno meteorológico que teve início por volta de meio dia deste sábado (1º), em Juazeiro, no norte baiano, chamou a atenção dos moradores do município.

Um arco-íris em volta do sol conhecido como halo solar, fez com que muitos juazeirenses deixassem suas tarefas de lado para tirar fotos e apreciar o efeito visual.

Segundo o meteorologista Mário Miranda, da Univasf, em Petrolina (PE), esse fenômeno surge na presença de nuvens cirrostratus, que são formados por cristais de gelo acima de seis mil metros de altura: “Isso é chamado de halo solar, que resulta em nuvens formadas por cristais de gelo no céu. Geralmente ficam acima de seis mil metros de altura”, disse ao Bahia Notícias.

Miranda ainda explicou que o fenômeno é normal, mas não ocorre com frequência. “Não é frequente, mas é normal. Algumas vezes não se percebe, pois existem nuvens por cima e o efeito não é tão forte como o de hoje. Isso indica uma situação de instabilidade. Não necessariamente vá chover, mas é um indicativo que a atmosfera está com formação de boas nuvens”, destacou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário