> TABOCAS NOTICIAS : Lula deixa Nordeste de lado e se concentra em São Paulo

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Lula deixa Nordeste de lado e se concentra em São Paulo

Com dificuldade para gerir a crise em candidaturas do PT em capitais do Nordeste, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desistiu de viajar para fora de São Paulo e, na reta final do primeiro turno, concentrará os esforços para levar Fernando Haddad (PT) ao segundo turno.
Lula intensificará sua presença na campanha paulistana: além de um evento com estudantes hoje à noite e de dois comícios marcados para o sábado na zona leste, o ex-presidente fará carreatas com Haddad na periferia e deverá participar de uma caminhada no centro, que provavelmente ocorrerá entre quarta e sexta-feira da semana que vem.
Além disso, Lula fará campanha amanhã em Campinas, Guarulhos na segunda-feira e Osasco na terça-feira. Com isso, desistiu de ir ao Recife, onde patina a campanha de Humberto Costa, a quem deu aval e prometeu apoiar in loco. Costa corre o risco de não ir ao segundo turno e o PT está ameaçado de perder uma das mais importantes capitais sob sua gestão.
A reunião que selou a agenda do ex-presidente ocorreu ontem no Instituto Lula. Dela participaram Lula, Haddad, o coordenador da campanha paulistana, Antonio Donato, e o presidente nacional do PT, Rui Falcão, entre outros líderes petistas.
Falcão negou que a decisão tenha sido tomada por causa do mau desempenho do partido nas outras capitais. O secretário nacional de Organização, Paulo Frateschi, elencou entre os fatores que levaram Lula a desistir de viajar a dificuldade para administrar as crises com petistas e aliados. "Se vai a um lugar, tem de explicar por que não vai a outro. Então, ele não vai a Recife nem a Fortaleza. Fica em São Paulo. Aqui não tem crise."
Além das agendas no Estado, o ex-presidente continuará gravando mensagens de televisão. / JOSÉ MARIA TOMAZELA e FERNANDO GALLO-Por estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário