> TABOCAS NOTICIAS : MANIPULAÇÃO DE NOTÍCIAS OU A INFLUENCIA DA TV

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

MANIPULAÇÃO DE NOTÍCIAS OU A INFLUENCIA DA TV

Por Humberto Pinho da Silva
 Ainda que o neguem, afirmando serem independentes, os meios de comunicação, além de informarem, formam a mentalidade dos leitores e ouvintes.

O modo como são redigidas as notícias ou como as “ cozinham”, os pareceres dos redactores e cronistas, e até os títulos, influenciam no jeito de pensar dos leitores, mormente os mais assíduos.

O actor João Reis, em entrevista concedida a “ Notícias TV” (29.06.12), assevera, igualmente, isso: “ Se quiserem, as televisões conseguem manipular as pessoas. Aliás, basta ver, às vezes, o alinhamento dos noticiários para ver que manipulam.”

Poderosos grupos económicos guerreiam-se para adquirirem órgãos de maior audiência, e partidos políticos esforçam-se para assenhoreiam-se de “títulos” ou conquistarem a simpatia de empresas jornalísticas.

Político que crie laços de amizade com jornalistas, homens de letras ou grupos importantes de comunicação, têm a actividade facilitada, e pode, se o desejar, manipular notícias ou evitar que sejam publicadas.

A TV, como órgão de informação por excelência, é entre a mass-media, a que maior influência exerce no comportamento dos cidadãos.

A socióloga Helena Vilaça, em entrevista concedida a Joana de Belém, publicada no “Diário de Notícias” de 24/08/12, lembra, que: “ No Brasil houve um fenómeno muito interessante: os últimos censos dão conta de um aumento de conversões ao Islão e os estudos indicam que estão relacionados com uma telenovela que passava uma imagem positiva do Islão, o que contribuiu para que houvesse mais conversões”.

Em poucos anos, a TV, pode alterar hábitos, modos de pensar e até subtilmente influenciar resultados eleitorais.

Como se sabe, a maioria da população não pensa, repete o que ouve ou insinuam, pela telenovela, mesas redondas, noticiários e blogues.

A publicidade conhece perfeitamente esse extraordinário poder, vendendo produtos, lançando figuras públicas ou ideias, com sucesso, em escassos meses.

Nem a literatura escapa. Cai bem aqui o que li sobre livro de Mário Sá Carneiro, julgo ser “ Confissão de Lúcio”.

Lamentava-se o editor de não conseguir vender. Mário Sá Carneiro manda retirar os volumes do mercado. Pede a amigos que escrevam palavras elogiosas. Imprime páginas extras, com essas “críticas”, e cinta os livros, indicando que é segunda edição. A obra esgotou-se em poucas semanas.

Por isso se vê muita coisa, que não vale um chavo, ser best-seller, e obras dignas de serem lidas e relidas, como monos nas estantes dos livreiros, enodoadas de humidade e empoeiradas pelo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário