> TABOCAS NOTICIAS : Menores que teriam sido estupradas por pagodeiros na Bahia estão sob custódia contra ameaças

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Menores que teriam sido estupradas por pagodeiros na Bahia estão sob custódia contra ameaças


Anderson Sotero Do UOL, em Salvador
As duas adolescentes de 16 anos que acusam integrantes da banda de pagode New Hit de estupro estão sob a custódia do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) da Bahia.
Segundo informações da SJCDH, o programa foi acionado pelo Conselho Tutelar da Cidade de Ruy Barbosa, município onde as vítimas relatam terem sido violentadas. O crime teria ocorrido na cidade logo após um show da banda no último dia 26 de agosto.
De acordo com o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena, foram constatadas ameaças às garotas. "Não podemos entrar em detalhes para não atrapalhar o programa", disse Sena ao UOL. Para ser inserido no programa que protege crianças e adolescentes ameaçados, segundo o secretário é necessário preencher três requisitos.
"A lei de proteção estabelece requisitos como a comprovação de ameaças idôneas, a própria vontade da pessoa de participar porque é um programa que mexe com a vida do adolescente e a gravidade do fato", disse. No entanto, não há previsão de quando as garotas deixaram o PPCAAM.

Dentro do ônibus

Isso inclui familiares delas também, mas em diferentes graus de proteção. A gente espera que seja transitório", afirmou. A própria família acionou o conselho tutelar para participar do programa..
À polícia, as adolescentes relataram que foram estupradas dentro do ônibus da banda. Ainda de acordo com a polícia, as meninas disseram também que desde a denúncia estavam sofrendo ameaças.
“A SJCDH reconheceu a necessidade da proteção diante das constantes ameaças sofridas pelas adolescentes e familiares através das redes sociais e telefonemas anônimos”, disse a assessoria da secretaria. A medida de proteção adotada foi divulgada no final da noite de domingo (16).
“As adolescentes já contam com assistência integral do programa que inclui atendimento psicológico até que a situação de ameaça não exista mais”, afirmou o Secretário da Justiça, Almiro Sena.

Banda

Os nove integrantes da banda permanecem detidos no Presídio de Feira de Santana (108 km de Salvador), onde realizam atividades de limpeza da unidade e assistem a aulas de Ensino Médio. O UOL tentou falar com o advogado dos integrantes da banda. Kleber Andrade, mas ele não foi localizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário