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sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O fim das esponjinhas


Sabe aquela esponjinha presa a uma mini-haste de plástico que costumava vir dentro das embalagens de sombra e blush? Está entrando em extinção.
Comum entre as marcas estrangeiras, a ideia de venderpincéis avulsos e deixar o espaço da embalagem só para a sombra começa a vingar entre as empresas nacionais.

A Eudora coloca o pincel de acordo com o público alvo doproduto. Segundo Érica Luiza Di Pagano Primotici, gerente da categoria de perfumes, as embalagens que trazem somente uma cor são procuradas por uma "consumidora que busca para complementar seu portfólio de cores". São pessoas que levam em consideração a cor que está na moda e o efeito que a textura do produto proporciona.

Já as embalagens maiores dos trios de sombras vêm com aplicadores. "Entregamos a combinação perfeita para que a mulher crie o seu look", afirma.

Também do grupo Boticário, a marca Quem Disse, Berenice? não tem aplicador em nenhuma embalagem. A ideia é deixar o make mais "portátil. O design minimalista torna o valor da produção mais barato. "O aplicador traz um custo extra, não só de material, mas de mão de obra", diz Vanessa Machado, gerente de maquiagem e perfumaria.

As marcas vendidas em farmácias e perfumarias estão seguindo o mesmo caminho das lojas "de shopping".

A Dailus lançou a linha de pincéis em 2011 e, a partir de 2012, as sombras unitárias e os quartetos passaram a sair de fábrica a esponjinha. "O pincel que vinha com a sombra era de baixa qualidade e recebíamos muita reclamação das consumidoras", Luana Stabile, gerente de produtos da marca.

A Vult também extinguiu os aplicadores de sombra, mesmo sem ter uma linha de pincéis, que deve chegar ao mercado ano que vem.

"O aplicador só ocupava espaço e as usuárias compram pincéis de outras marcas. Usamos o que era gasto nas esponjinhas para melhorar a fórmula da sombra", afirma Mônica Truffa, da área de marketing da Vult.

VAI QUE...

Algumas marcas preferem não mexer no que já está nas prateleiras das lojas. Segundo Vanessa Vendramini, da área de desenvolvimento de produto da Kollos, a empresa já pensou mudar a embalagem, mas preferiu deixar como está. "A mulher não vai se maquiar com aquele pincelzinho, mas no caso de uma emergência, ele está lá".

A Verídica it também mantém os aplicadores . "Ainda temos que agradar a todas as consumidoras e algumas usam as esponjinhas", diz Fernanda Fidelis, coordenadora de marca. Da Folha.com

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