> TABOCAS NOTICIAS : Solidão leva 61% dos idosos a buscar ajuda psiquiátrica em SP

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Solidão leva 61% dos idosos a buscar ajuda psiquiátrica em SP

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que 61% dos idosos atendidos têm quadros de transtorno de ansiedade e depressão. Os dados foram recolhidos no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Psiquiatria, unidade especializada da pasta na Vila Maria, zona norte, e mostrou que muitos deles sofrem com a solidão.
"A depressão e os transtornos de ansiedade exercem um impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes nessa faixa etária, com consequências diretas na saúde, uma vez que estão associados a um maior número de doenças, como diabetes e hipertensão. Tratar esses problemas é cuidar da saúde", diz o diretor do AME, Gerardo Araújo.
A solidão, causada muitas vezes pela morte do cônjuge, de amigos e familiares, além do medo de morrer e das dificuldades financeiras após uma vida toda dedicada ao trabalho, tem levado esse grupo de pessoas ao psiquiatra.
O número idosos atendidos na unidade, somando-se as consultas médicas e as realizadas por psicólogos, terapeutas ocupacionais e profissionais de enfermagem, foi de 960 em agosto de 2012, número maior do que o observado no mesmo mês do ano passado (917) e quase oito vezes superior ao registrado em agosto de 2010 (124), mês em que a unidade foi inaugurada.
Além do atendimento médico, os idosos em tratamento no AME Psiquiatria também participam de atividades de terapia ocupacional, com diferentes grupos, entre eles o de contadores de histórias e de atividades manuais, tais como pintura em tela, pintura em objetos, fuxico e artes plásticas.
Para ajudar os cuidadores dos idosos -- que tem até quatro vezes mais chances de desenvolver quadros depressivos do que a população em geral--, o AME Psiquiatria desenvolve trabalho específico para eles, por meio de encontros semanais em grupo, quando se discute as principais dificuldades enfrentadas durante a rotina de cuidado dos idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário