> TABOCAS NOTICIAS : 01 DE OUTUBRO

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

01 DE OUTUBRO


1º de Outubro – Dia Internacional da Música – International Music Day


A ideia de promover e celebrar um dia dedicado a Música surgiu em 1975, pelas mãos do músico Yehudi Menuhin, Presidente do Conselho Internacional da Música, com apóio da UNESCO, o órgão das Nações Unidas responsável pela promoção da educação, ciência e cultura.

O Dia Internacional da Música tornou-se uma oportunidade para lembrar, além da música, os músicos, os compositores e todos os que apreciam a Música nas suas formas mais diversas. Ao longo da história, a música ganhou uma grande importância, assumindo hoje em dia um papel cultural de forte destaque na caracterização da cultura dos povos. Mais em Fonte: Comemorando / International Music Council

1º de Outubro – Dia Internacional do Idoso – International Day of Older Persons


No dia 1º de outubro se comemora o Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil são mais ou menos 15 milhões de pessoas. Daqui a 20 anos, essa população deve dobrar. No mundo inteiro a população está ficando mais velha.

Até 2050, o número de pessoas acima de 65 anos será maior do que o de pessoas com menos de 15, nos países mais avançados. Hoje, a expectativa de vida nos países desenvolvidos é de mais ou menos 75 anos e será de mais ou menos 90 anos em 2050.
No Brasil, consideram-se idosas as pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. É o que estabelece o primeiro artigo do Estatuto do Idoso, disposto pela Lei número 10.741, de 1º de outubro de 2003.
Nesse nosso tempo no qual a parcela da população idosa aumenta cada vez mais, é grande o desafio dos governos e da sociedade para atender as necessidades e direitos desses cidadãos. Além da preocupação do mercado em oferecer-lhes bens e serviços diferenciados, de qualidade, e ao encontro do seu poder aquisitivo, cabe aos governos o desenvolvimento e implantação de políticas e ações contemplando esse segmento da população. Algumas conquistas vindas das áreas governamentais são o incentivo à educação continuada (no programa de Escolas da Terceira Idade), cultura e turismo, viabilização para o uso do transporte público com gratuidade, melhoria no acesso ao sistema de saúde e dos demais serviços públicos, aperfeiçoamentos no setor previdenciário e tributário, dentre outros. Mais em Fonte: UN / WHO / UOL 
Educação / BrasilWiki

1º de Outubro – Dia Mundial do Vegetarianismo – World Vegetarian Day


Depois que a Sociedade Vegetariana Norte-americana o estabeleceu em 1977, as comunidades vegetarianas de todo o mundo comemoram o Dia Mundial do Vegetarianismo todos os anos.

Vegetarianismo é um regime alimentar baseado fundamentalmente em alimentos de origem vegetal. Os vegetarianos excluem da sua dieta carne, bem como alimentos derivados (ex., gelatina feita com base em ossos animais).
Os ovolactovegetarianos consomem também ovos e leite, e os lacto-vegetarianos leite e lacticínios.
Os vegetarianos estritos excluem da sua alimentação todo e qualquer alimento de origem animal, ou com ingredientes de origem animal. Os veganos excluem todos os produtos de origem animal não só da sua dieta como de tudo o que consomem, incluindo cosméticos, vestuário e calçado, entre outros produtos.
O nome vegetariano não origina da base da alimentação vegetal, mas da expressão latina “vegetus”, que significa “forte”, “vigoroso”, “saudável”.
A União Vegetariana Internacional define vegetarianismo como “a prática de não comer carne, aves, peixes ou seus subprodutos, com ou sem uso de laticínios e ovos”. Fonte: Seja Vegetariano / Wikipédia

1º de Outubr – Dia Nacional de Doação de Leite Humano


Dia instituído pelo Ministério da Saúde através da Portaria número 1.893, de outubro de 2003. Tem o objetivo de promover o conhecimento e a sensibilização da sociedade brasileira sobre a importância e necessidade da doação de leite humano aos bancos de leite humano. O leite humano doado é pasteurizado e distribuído aos recém-nascidos prematuros e outros lactentes clinicamente impossibilitados temporariamente de serem amamentados ao seio materno.

Devido às propriedades nutricionais e imunológicas do leite materno, a recuperação e o desenvolvimento desses recém-nascidos ocorre mais rápido.
Quem pode doar leite humano: mulheres sadias que apresentam secreção láctea superior às exigências de seus filhos e que se dispõem a doar o excedente por livre e espontânea vontade.
No Brasil, a cada ano, mais de 100.000 mulheres doam leite humano para os Bancos de Leite. Uma ação que, no ano de 2008 beneficiou mais de 161.000 bebês, a maior parte deles prematuros internados em unidades de terapia intensiva neonatal. Fonte: Ministério da Saúde / Portal da Saúde

1º de Outubro – Dia Nacional do Vereador


A Lei número 7.212, de 20 de julho de 1984, fixou o dia 1º de outubro como Dia Nacional do Vereador.

O vereador possui um papel importantíssimo no município em que atua. Ele é o elo entre a população e o poder legislativo. Seu papel é o de mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Mas não é só isso. Cabe-lhe também a sagrada função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal, os atos do Prefeito, denunciando o que estiver ilegal ou imoral à população e aos órgãos competentes. Portanto, o vereador é o fiscal do dinheiro público.
Os vereadores são eleitos num ano e tomam posse no primeiro dia do ano seguinte, quando iniciam seus mandatos de 4 anos. Na posse, eles juram cumprir a Constituição Federal, a Constituição Estadual e a Lei Orgânica Municipal, que é a lei maior do município, observar as leis, desempenhar o mandato e trabalhar pelo progresso do Município e bem estar de seu povo. Fonte: Paulinas

1º de Outubro (Data Móvel) – Dia Mundial da Habitação – World Habitat Day


Em 1985, por recomendação da Comissão de Assentamentos Humanos, a Assembleia Geral designou a primeira segunda-feira de outubro como Dia Mundial da Habitação.

As Nações Unidas celebram o Dia Mundial da Habitação, mas o que falta são motivos para comemorar: mais de um bilhão de pessoas vive hoje em favelas ou habitações precárias – quase um sexto da população mundial – e mais de 100 milhões estão desabrigados, especialmente na África, na Ásia e na América Latina, ao contrário das metas de desenvolvimento da ONU.
A situação não poderia ser mais paradoxa: enquanto nos países desenvolvidos as cidades encolhem devido ao baixo índice de natalidade, nos países em desenvolvimento, onde a população não pára de crescer, as poucas chances de desenvolvimento pessoal no campo leva à formação de megacidades de proporções cada vez maiores. Nos dois casos, a situação exige que se encontrem soluções ecológicas e socialmente sustentáveis. Fonte: UN-HABITAT / DW

1º de Outubro – Dia do Vendedor

Segundo a Federação Nacional dos Empregados Vendedores e Viajantes do Comércio, a FENAVENPRO, muita gente, inclusive os profissionais da área de vendas, não sabem da existência da data, que passou a ser comemorada após um congresso realizado na Argentina.
O 1º Congresso Panamericano de Viajantes, Agentes e Representantes do Comércio aconteceu entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro de 1937 e contou com a participação de representantes do Brasil, Argentina, Chile, México e Uruguai. Durante o evento, ficou decidido que a partir de então, todo dia 1º de outubro seria comemorado o Dia do Vendedor (a nível Pan-americano).
A profissão de vendedor é tão importante e presente na vida das pessoas que acaba sendo desvalorizada. Mas, o que seria da sociedade, da economia, sem os vendedores? Todas as pessoas, pelo menos uma vez na vida, se tornam vendedoras. O simples fato de concorrer a uma vaga de trabalho é vender a “mão de obra” que está sendo contratada. Mas, para quem realmente leva a profissão como forma de sustento, é bom saber que existe uma regulamentação. A Lei é a número 3.207, de 18 de julho de 1957 (20 anos depois da primeira comemoração do Dia do Vendedor). Fonte: Ancorador

Nenhum comentário:

Postar um comentário