> TABOCAS NOTICIAS : 03 DE OUTUBRO

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

03 DE OUTUBRO


3 de Outubro – Dia do Petróleo Brasileiro

Em 3 de outubro de 1953, com a edição da Lei número 2.004, a constituição da Petrobrás foi autorizada com o objetivo de executar as atividades do setor petróleo no Brasil em nome da União.

Esta data é entendida pelos nacionalistas brasileiros como uma data tão importante quanto o sete de Setembro. Ela assinalou o começo da emancipação econômica da nação brasileira, por ter sido o momento em que se lançaram as bases do controle nacional, via monopólio estatal, de um produto fundamental para o desenvolvimento do país: o petróleo.
O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, com cheiro característico e, em geral, menos densa que a água e com cor variando entre o negro e o castanho escuro.
Hoje se tem como certa a sua origem orgânica, sendo uma combinação de moléculas de carbono e hidrogênio. Admite-se que esta origem esteja ligada à decomposição dos seres que compõem o plâncton – organismos em suspensão nas águas doces ou salgadas tais como protozoários, celenterados e outros – causada pela pouca oxigenação e pela ação de bactérias.
Estes seres decompostos foram, ao longo de milhões de anos, se acumulando no fundo dos mares e dos lagos, sendo pressionados pelos movimentos da crosta terrestre e se transformaram na substância oleosa que é o petróleo. Mais em Fonte: Unicamp / Wikipédia

Dia da Abelha - 3 de Outubro

As abelhas são uma comunidade organizada de insetos, que vivem nas colmeias. Um grupo de abelhas é conhecido como enxame. Comemoramos em 03 de outubro, o Dia das Abelhas, inseto produtor de uma das maiores riquezas da nossa alimentação, o mel, primeira substância de sabor adocicado encontrada na Antiguidade.

As abelhas existem há mais de 20 milhões de anos. Antes, portanto, do surgimento do homem. E a apicultura, a técnica de explorar racionalmente os produtos das abelhas, remonta ao ano 2400 A.C., pelo menos conforme vários historiadores, no antigo Egito. De toda a forma, o mel já era conhecido e apresentado pelos sumérios 5000 anos antes de Cristo. E os egípcios e gregos desenvolveram as rudimentares técnicas de manejo que só foram aperfeiçoadas no final do século XVII por apicultores como Lorenzo Langstroth, que desenvolveu as bases da apicultura moderna.

Nas colmeias existe apenas uma rainha, o inseto que possui o aparelho reprodutor completo, sendo capaz de se reproduzir. Uma rainha tem a capacidade de por entre 2 mil e 5 mil ovos por dia.

As abelhas operárias servem apenas para a polinização das plantas e para a produção do mel, sendo incapazes de se reproduzir, pois não colocam ovos.

Os machos da espécie são conhecidos como zangões, e após o acasalamento morrem. O tempo de vida da rainha varia entre três e quatro anos, enquanto das operárias é de seis semanas.

A diferença no sexo desses animais aparece durante a fecundação. Dos ovos não fecundados nascem machos, enquanto que dos fecundados nascem fêmeas. Mais em 


Nenhum comentário:

Postar um comentário