> TABOCAS NOTICIAS : 9 de OUTUBRO

terça-feira, 9 de outubro de 2012

9 de OUTUBRO


9 de Outubro – Dia Mundial dos Correios – World Post Day

O Dia Mundial dos Correios é comemorado em 9 de Outubro, data em que foi fundada a União Postal Universal (UPU), entidade que congrega correios de 191 países.

Criada em Berna, na Suíça, a UPU tem como missão integrar mundialmente os serviços postais e facilitar a comunicação entre os países associados, sem interferir nas políticas próprias de entrega de cada Estado-membro.
A entidade já foi dirigida por um brasileiro, o ex-presidente dos Correios Adwaldo Cardoso Botto de Barros, que atuou como diretor geral da UPU entre 1985 e 1995.
World Post Day marks the anniversary of the Universal Postal Union’s establishment and is annually held on October 9. The union aimed to create and maintain a structure for the free flow of international mail around the world.
Fonte: Correios / Time and Date
9 de Outubro - Dia do Açougueiro

"A palavra "açougue" é um vocábulo de origem árabe (as-soq), que é completamente vernácula no português lusitano e profusamente utilizada no interior do país.

É rara a cidade, vila ou povoado que não tem uma Rua do Açougue, ou Travessa do Açougue.

O que acontece é que a palavra caiu em desuso em Lisboa e algumas outras regiões do país, onde passou a ser considerada um arcaísmo, sendo substituída por "talho", o local onde se "talha" ou corta a carne, enquanto que o "açougue" original era o local onde também se matavam os animais."


As funções do açougueiro

=> Participar do recebimento da carne, proceder verificação da qualidade, fazer o retalhamento das peças, utilizando instrumentos e técnicas apropriadas.

=> Acompanhar o recebimento da carne, verificando sua quantidade e qualidade.

=> Armazenar os diferentes tipos de carne em locais apropriados, para evitar sua deterioração.

=> Retalhar as peças conforme a necessidade, fazendo o pré-preparo de acordo com o cardápio diário, utilizando-se de equipamentos e técnicas adequadas.

=> Proceder controles estabelecidos na área de atuação.

=> Manter a ordem e higiene do local, a fim de evitar acidentes e proliferação de insetos, conservando a qualidade do produto.

=> Zelar pela guarda, conservação, limpeza e segurança dos equipamentos, instrumentos e utensílios peculiares ao trabalho, bem como dos locais, comunicando qualquer irregularidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário