> TABOCAS NOTICIAS : Muno: Estudante é preso com plano para massacre em faculdade

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Muno: Estudante é preso com plano para massacre em faculdade


Da Folhapress
A polícia da Espanha prendeu nesta quinta-feira (4) em Palma de Mallorca um estudante de eletrônica que tinha um plano para fazer um massacre na Universidade das Ilhas Baleares. Os agentes dizem que o jovem se inspirou no ataque à escola Columbine, nos EUA.
Juan Manuel, 21, foi detido em seu apartamento com 140 kg de explosivos, comprados pela internet. A polícia também apreendeu material para a confecção de bombas caseiras. O sobrenome do suspeito não foi revelado.
A prisão foi feita após os agentes investigarem o estudante por cinco meses por sua conduta suspeita, especialmente em redes sociais. Juan Manuel fez diversos comentários alusivos ao massacre de Columbine em fóruns da internet. Em seu blog, manifestava simpatia pelos dois atiradores do ataque à escola americana, Erick Klebold e Dylan Harris, que mataram 12 alunos e um professor em 1999.
O suspeito também tinha os mesmos gostos musicais dos americanos, interesse por armas, vestia roupas pretas e era vítima de bullying na escola e na faculdade. No período em que os policiais acompanharam o suspeito, Juan Manuel tentou comprar armas de forma ilegal por diversas vezes. Como não conseguiu, pediu uma permissão de porte de armas ao governo, mas não teve sucesso.
Segundo os agentes, seu último objetivo era conseguir o máximo de substâncias explosivas e químicas, já que afirmava saber fabricar diversos tipos de bombas, para explodir as portas de lojas de armamentos em Palma de Mallorca.
A polícia informa que o suposto terrorista não atuava por ideologia e lembrou de certo modo a conduta de Anders Breivik, que matou 77 pessoas na Noruega, mas sem o componente neonazista do norueguês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário