> TABOCAS NOTICIAS : Novo anel intravaginal impede transmissão do vírus da Aids

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Novo anel intravaginal impede transmissão do vírus da Aids

Cientistas americanos desenvolveram um novo anel intravaginal capaz de impedir a transmissão do vírus HIV de forma eficaz. O dispositivo, apresentado na American Association of Pharmaceutical Scientists (AAPS) Annual Meeting and Exposition, consiste em um anel reservatório que deve ser instalado dentro da vagina. O aparelho composto por tubos plásticos que absorvem água libera doses de tenofovir (TFV), uma droga que impede que o HIV se instale no corpo. 
Os anéis precisam ser trocados a cada 90 dias e possuem uma nova tecnologia que permite que uma grande reserva de medicamento fique disponível no corpo durante esse período. As quantidades são liberadas diariamente, evitando assim o contágio pelo vírus.
"Prevemos que este anel será capaz de lançar um espectro de drogas que atualmente não podem ser aplicadas devido a limitações da tecnologia. A abordagem é altamente adaptável para quase qualquer droga, a quantidade de fármaco distribuída a cada dia e a velocidade de liberação pode ser modificada facilmente, se necessário", afirma o líder da pesquisa Patrick Kiser. 
Segundo Kiser, a proteção garantida pela liberação constante de TFV pelo anel é semelhante ou superior a do gel vaginal de curta-duração, que se mostrou eficaz na redução do risco de infecção pelo HIV em mulheres. O próximo passo da equipe é pesquisar anéis que possam liberar tanto o TFV quanto hormônios contraceptivos, como o levonorgestrel. (Isaude.net)

Nenhum comentário:

Postar um comentário